Mostrar mensagens com a etiqueta Ecolojovem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ecolojovem. Mostrar todas as mensagens

14/12/2009

"Os Verdes" e a Ecolojovem-«Os Verdes» em Acção Global

STOP ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
REAJA E AJA!

As alterações climáticas estão aí e são um dos problemas ambientais mais graves que se colocam à vida no planeta. Os riscos decorrentes da subida média da temperatura e as alterações avassaladoras que esta provoca no meio ambiente já se fazem sentir em vários pontos do mundo, com situações climáticas extremas (secas, inundações, temporais, cheias) e com a subida do nível dos mares, ameaçando populações, património e biodiversidade. Uma situação que já ninguém pode ignorar, tanto mais que esta tem por principal causa a actividade humana e os modelos de crescimento económico que geram graves problemas ambientais, entre os quais as emissões de gases com efeito de estufa. Da redução de emissão destes gases, em cerca de 20 a 40% até 2020, e entre 80 a 95% até 2050, tendo por base as emissões mundiais de 1990, depende, segundo a comunidade científica internacional, a contenção do aumento da temperatura global e a nossa sobrevivência comum.

Por isso, é fundamental que durante a Conferência do Clima, que está a decorrer em Copenhaga, em todos os cantos do mundo se façam ouvir vozes no sentido de obrigar os governantes a adoptar compromissos vinculativos, a delinear estratégias eficazes e a tomar medidas concretas para a redução dos gases com efeito de estufa. Ninguém pode continuar à margem das mudanças urgentes e fundamentais, nem países como os EUA - que são os maiores poluidores do mundo e que se recusaram a subscrever os compromissos do Protocolo de Quioto - nem os países subdesenvolvidos, ou em vias de desenvolvimento, que, tendo também direito ao seu desenvolvimento, não podem repetir e seguir pelos caminhos do crescimento desgarrado com impactos sociais e ambientais dramáticos, que foram prosseguidos pelos ditos países desenvolvidos e que nos colocam hoje perante esta ameaça; nem a União Europeia, que ainda não deu provas de conseguir cumprir até 2012 com os modestos compromissos assumidos em Quioto; nem Portugal que, na cauda da Europa nesta matéria, apresenta 11% de emissões de carbono a mais do que se comprometeu a atingir até 2012; nem nenhum de nós, cujas acções e modo de vida contribuem também para este facto. Grave ainda é o facto dos resultados apresentados por Portugal estarem não só longe de atingir o compromisso assumido, como serem na realidade obtidos através dum mecanismo artificial de compra e venda de emissões, usando 90 % do Fundo Português de Carbono (115 dos 127 milhões de euros), mecanismo este que não passa duma espécie de “multa por poluição” e que esconde a dimensão real das emissões de gases com efeito de estufa, que se situam num patamar bem superior aos 11%. Portugal só investiu 10% do Fundo Português de Carbono na tomada de medidas efectivas de redução das emissões de gases com efeito de estufa.




A ausência de uma política de transportes públicos eficientes, o encerramento de muitos quilómetros de via férrea em Portugal, o desmantelamento do transporte ferroviário de mercadorias e uma “cultura” obsessiva de promoção de uma política de transportes alicerçada no sector rodoviário mergulhou o País num elevado consumo de combustível fóssil (nomeadamente, o petróleo) com elevadas repercussões no aumento das emissões de CO2 originadas por este sector. A ausência de combate ao desperdício energético, que atinge perto de 30% em Portugal, e a promoção de uma política energética baseada no incentivo ao aumento de consumo é outro dado que contribui para agravar as emissões de CO2 e põe em causa as medidas de adaptação que seriam necessárias tomar para acautelar e minimizar as consequências ambientais geradas pelas alterações climáticas que afectam o nosso país. O Programa Nacional de Barragens é um dos exemplos mais flagrantes duma resposta errada para o problema energético. Estas barragens, contrariamente à propaganda da EDP e do Governo, vão agravar os problemas já decorrentes das alterações climáticas, como a a perda de biodiversidade e a degradação da qualidade da água, vão aumentar os riscos para as populações, nomeadamente com a erosão da orla costeira resultante da conjugação do aumento da retenção de inertes com a subida do nível dos mares. O desmantelamento da agricultura portuguesa, decorrente da aceitação cega pelos sucessivos governos portugueses das regras da Política Agrícola Comum e da Organização Mundial do Comércio, mergulhou o País numa total dependência alimentar. Importamos cerca de 75% dos alimentos que consumimos. Todos estes produtos percorrem milhares de quilómetros, em camiões TIR, por barco ou avião, antes de chegarem às prateleiras dos hipermercados, contribuindo para o aumento das emissões de CO2 em Portugal. Segundo um estudo do IPCC, Portugal é um dos países da União Europeia mais afectados pelas alterações climáticas. É o nosso futuro que está em causa! É preciso, é urgente reagir e agir.




“Os Verdes” apelam a:
- Lutar por mais e melhores transportes públicos e sempre que possível optar por se deslocar em transportes colectivos ou recorrer a transportes menos poluentes, como, por exemplo, o comboio ou a bicicleta.
- Recusar o Programa Nacional de Barragens e tomar o máximo de medidas em sua casa para combater o desperdício e poupar energia.
- Defender a agricultura portuguesa e optar por consumir produtos locais, exigindo a sua presença nas prateleiras dos hipermercados.
As alterações climáticas não se compadecem com declarações demagógicas e de “faz de conta”; exigem a tomada de medidas concretas e uma mudança de atitudes. Comece já hoje!


30/08/2009

Jovens ecologistas reivindicam melhores condições para viver no interior

Cerca de 30 jovens ligados ao Partido Ecologista “Os Verdes” estão reunidos, até domingo, num acampamento nacional, no Parque Natural de Montesinho.
Apesar de o lema da iniciativa Ecolojovem ser ‘Porque aqui também há vida’, admitem que dificilmente escolheriam viver nesta zona perante a pergunta que serve de tertúlia ao segundo dia do acampamento: ‘Vinhas viver para o Interior?’.
“Com esta falta de alternativas, dificilmente viriam”, concluiu Cláudia Madeira, dirigente da juventude do partido “Os Verdes”. “O que se nota é que nos deparamos com uma região onde há falta de jovens porque não têm alternativas. Acabam os cursos e são obrigados a abandonar a região para encontrar emprego”.
À falta de emprego, junta-se, na opinião dos jovens ecologistas, “a falta de serviços públicos e de mobilidade” pela ausência de “uma rede de transportes a preços socialmente justos”.
Mais investimento público é a solução apontada para estes problemas por Manuela Cunha, dirigente do PEV e cabeça de lista da CDU pelo círculo de Bragança às legislativas, que hoje se juntou ao acampamento da juventude do partido.
Manuela Cunha defende que a região tem “uma oferta imensa com várias áreas potenciais de investimento capazes de criar emprego”, desde logo a Natureza, sendo o Nordeste transmontano o que apresenta o maior número de áreas protegidas do país. Associado a ambiente, a dirigente aponta também o turismo de natureza.
Mais apoios à agricultura, nomeadamente para os produtos regionais e um maior investimento na rede de transportes públicos são outras áreas em que Manuela Cunha reclama investimento do Estado, nomeadamente para manter e modernizar as linhas férreas do interior norte, designadamente, a linha do Tua.
Os jovens ecologistas realçam que o propósito deste acampamento nacional é “alertar e esclarecer a população em geral que é necessário e urgente investir nas regiões do interior”.

Para informações adicionais, consultar http://ecolojovem.blogspot.com

Fonte: Lusa. Ver
http://diariodebraganca.blogs.sapo.pt/155237.html

27/08/2009

Acampamento Nacional da Ecolojovem

A Ecolojovem -“Os Verdes”, a Juventude do Partido Ecologista “Os Verdes”, vai realizar o Acampamento Nacional 2009 nos dias 28, 29 e 30 de Agosto, no Parque Natural de Montesinho, em Bragança, sob o lema “Porque aqui também há vida!”


A Ecolojovem defende que tem que se investir em todas as regiões e não só nos grandes centros urbanos e, só assim, os jovens podem viver na sua região com a qualidade de vida e os direitos a que têm direito!
Temas como as assimetrias regionais, a conservação da natureza, o Plano Nacional de Barragens, a importância da ferrovia e os direitos e a emancipação juvenil serão debatidos durante estes dias.
O Acampamento integrará um conjunto de acções pretendendo alertar os jovens e a população em geral para as desigualdades, as injustiças e as ofensivas que têm afectado os portugueses e o ambiente, apresentando alternativas a estas situações.
Para a manhã de dia 29 de Agosto está prevista uma acção de contacto com a população e distribuição de documentos, e à noite haverá uma tertúlia intitulada “Vinhas viver para o interior?” com a participação de Manuela Cunha, dirigente de “Os Verdes” e cabeça de lista à Assembleia da República pelo distrito de Bragança na lista da CDU.

Junta-te à Ecolojovem - “Os Verdes” nesta acção de convívio e boa disposição, de troca de ideias e de experiências. Inscreve-te contactando a organização ou informações adicionais pelo e-mail: ecolojovem@osverdes.pt


PROGRAMA

28 de Agosto (Sexta-Feira)
– Parque de Campismo de Montesinho
- Pintura de Faixa
- Jantar às 20h
- Jogo temático sobre a Juventude, o Ambiente e a região de Bragança

29 de Agosto (Sábado)
- Contacto com população/distribuição de documentos, às 10h, na Praça da Sé
- Pic-nic às 13h, em Bragança
- Actividades Livres/Praia fluvial da 14h às 17h30 (dentro do Parque de Campismo)
- Jantar pelas 19h no Parque de Campismo
- Tertúlia “Vinhas viver para o interior?” com Manuela Cunha, dirigente de “Os Verdes” e cabeça de lista à Assembleia da República pelo Distrito de Bragança, com início às 21h no Bar Vitória, em Bragança (Rua Adelino Amaro da Costa, 23)

30 de Agosto (Domingo)
- Percurso pedestre no Parque Natural do Montesinho (Percurso de Porto Furado com início em Montesinho às 9h)
- Almoço pelas 13h30 em Bragança.

19/06/2009

Ecolojovem-«Os Verdes» reúne em Lisboa

A Ecolojovem-«Os Verdes», juventude do Partido Ecologista "Os Verdes" reúne amanhã a partir das 10.30h, em Lisboa. A reunião, que decorrerá na sede nacional do Partido Ecologista "Os Verdes", terá como objectivo fazer o balanço das eleições europeias e preparar próximas iniciativas, entre elas o acampamento de verão e futuras acções para o ano eleitoral.

15/05/2009

Iniciativa da Juventude CDU no Chiado

HOJE, DIA 15 DE MAIO PELAS 18h30 NO CHIADO, FRENTE À BRASILEIRA - INICIATIVA DA JUVENTUDE CDU!!!

Esta iniciativa insere-se no âmbito das eleições para o Parlamento Europeu e conta com a presença de jovens candidatos da Ecolojovem-«Os Verdes», da JCP e Intervenção Democrática.

Programa:

18h30 - momento musical
19h - intervenção de Cláudia Madeira (Ecolojovem-«Os Verdes)
19h10 - intervenção de Carina Castro (Juventude Comunista Portuguesa)
19h20 - arruada até ao Rossio

JUNTA-TE A ESTA LUTA!

PARTICIPA!

14/05/2009

Juventude de "Os Verdes" edita novo blogue !

O espírito de participação, de iniciativa, de afirmação e de responsabilidade individual e colectiva caracteriza os jovens ecologistas que recusam a passividade e o conformismo.
A Ecolojovem – “Os Verdes” constitui-se como um espaço de diálogo, de reflexão, de acção insubmissa e directa perante todas as formas de injustiça da acção humana, nomeadamente, a económica, a social e a cultural. A Ecolojovem – “Os Verdes” defende que a transformação da sociedade passa fundamentalmente, pela participação e intervenção dos jovens.
Neste sentido, a Ecolojovem está por isso de parabéns ao ter criado um novo forum de comunicação dos seus problemas e soluções a alcançar !

24/03/2009

Dia da Árvore e da Floresta

Dia Mundial da Árvore e da Floresta
A 21 de Março comemorou-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta e a Ecolojovem – “Os Verdes” consciente da importância destes elementos, alertou para a necessidade de preservar e conservar as áreas florestais.
As florestas são um valioso recurso, um espaço de riqueza, de património natural, cultural e ambiental, contribuindo de forma determinante para os equilíbrios do Planeta: privilegiam a diversidade biológica, são uma fonte purificadora do ar, contribuem para a fixação de carbono e consequente combate ao efeito de estufa, para a regularização das águas, para a fixação, recuperação e melhoria dos solos e para a qualidade da paisagem.
Nesta data, a Ecolojovem – “Os Verdes” lembrou que é necessário preservar as árvores e as florestas:
- protegendo devidamente as áreas florestais;
- com campanhas de sensibilização sobre os fogos florestais;
- com medidas mais eficazes de prevenção e combate aos fogos florestais;
- com a implementação de uma efectiva política de ordenamento e gestão florestal;
- combatendo o abate excessivo e desregrado para construção, urbanização e sobre-exploração de matérias-primas.

23/03/2009

Intervenção da Ecolojovem-«Os Verdes» na apresentação da Juventude CDU 2009

A Ecolojovem – “Os Verdes” integra a Juventude CDU por acreditar que há, neste espaço, uma confluência, uma conjugação de entendimento e de esforços. Esforços esses que são fundamentais para uma mudança necessária.
Perante a situação do país, da Europa e do mundo, a CDU afirma-se, cada vez mais, como a única força política alternativa em que a juventude tem voz e lugar para debater, em que os jovens têm um espaço onde podem propor e concretizar as suas ideias e aspirações.
Os jovens não são elementos passivos e meros espectadores do que se passa à sua volta, por isso, a CDU tem integrado nas suas listas vários candidatos jovens, de modo a poder dar voz à juventude, a uma juventude que se interessa e se preocupa.
A uma juventude que não encara a situação actual como uma inevitabilidade, mas sim como uma situação que pode e deve ser alterada.
Esta é a Juventude CDU, onde a JCP, a Ecolojovem – “Os Verdes” e milhares de jovens se revêem, e onde as eleições europeias, as legislativas e as autárquicas assumirão um papel importante e decisivo, onde os jovens poderão participar e contribuir para fortalecer este projecto.
Os jovens ecologistas trabalham e lutam por uma sociedade ecológica, equilibrada, sustentável e justa onde é possível concretizar os direitos e as aspirações juvenis.
Por isso mesmo, reconhecemos no Partido Ecologista “Os Verdes” a força onde está presente esta preocupação e onde, nos mais diversos níveis, local, nacional e europeu, se propõe o que se considera ser o mais correcto e justo, e se denuncia e contraria o que não serve a população e a juventude.
A Ecolojovem – “Os Verdes” comemorou, no passado mês de Fevereiro, 20 anos e, por acreditarmos que o reforço do projecto ecologista passa, fundamentalmente, pela participação e intervenção dos jovens, por termos consciência de que estamos a atravessar uma fase complicada, especialmente para os jovens, e por termos noção de que este será um ano delicado e exigente, devido aos três actos eleitorais, fizemos questão de transformar o vigésimo aniversário da Ecolojovem numa ocasião de afirmação, em que encaramos as dificuldades e obstáculos com estímulo e determinação para agir e intervir.
Foi a comemoração de vinte anos de acção em defesa dos direitos dos jovens, por um mundo mais justo e ecologicamente sustentável, e uma oportunidade para fortalecer e intensificar o nosso papel junto dos jovens e da sociedade em geral, neste período de grandes dificuldades e contrariedades.
Também no passado fim-de-semana teve lugar a 11ª Convenção do Partido Ecologista “Os Verdes”, ocasião que serviu igualmente para reforçar e alargar o espaço da juventude dentro dos Verdes.
Numa sociedade em que a transformação passa pela participação e intervenção dos jovens, a Juventude CDU tem soluções e propostas possíveis de cumprir e concretizar, apresentando-se com a preocupação, a dedicação e as medidas adequadas e procurando a resolução de problemas que afectam a qualidade de vida dos jovens.
Nas mais diversas áreas, rumo a um desenvolvimento sustentável, no ambiente, no emprego, na habitação, no ensino e na saúde, nos transportes e na mobilidade, no associativismo e na cultura, a CDU tem alternativas, tem soluções e propostas.
A acção de “Os Verdes” e da Ecolojovem na CDU continuará a caracterizar-se pela dedicação, pelo empenho e pelo compromisso em defesa de autarquias e de um país mais justo e mais próximo de todos nós, de uma Europa construída com europeus e para os europeus e não nas suas costas e contra a sua vontade.
Porque queremos um país com reais políticas de juventude adequadas aos jovens, tanto a nível local como nacional, porque queremos uma Europa mais democrática e mais justa.
Este será, certamente, o primeiro de muitos passos que reafirmarão e reforçarão o nosso empenho e a nossa vontade de concretizar, cada vez com mais força e ânimo, este compromisso que nos une no projecto CDU.
A Ecolojovem – “Os Verdes” reafirma-se empenhada nesta batalha eleitoral e na Juventude CDU como a verdadeira alternativa de esquerda para a mudança necessária.

21/03/2009

Ecolojovem-«Os Verdes» assinala o Dia Mundial da Floresta e da Árvore

Dia Mundial da Floresta e da Árvore
21 de Março

A 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da Floresta e da Árvore e a Ecolojovem – “Os Verdes” consciente da importância destes elementos, alerta para a necessidade de preservar e conservar as áreas florestais.As florestas são um valioso recurso, um espaço de riqueza, de património natural, cultural e ambiental, contribuindo de forma determinante para os equilíbrios do Planeta: privilegiam a diversidade biológica, são uma fonte purificadora do ar, contribuem para a fixação de carbono e consequente combate ao efeito de estufa, para a regularização das águas, para a fixação, recuperação e melhoria dos solos e para a qualidade da paisagem.
Nesta data, a Ecolojovem – “Os Verdes” lembra que é necessário preservar as árvores e as florestas:
- protegendo devidamente as áreas florestais;
- com campanhas de sensibilização sobre os fogos florestais;
- com medidas mais eficazes de prevenção e combate aos fogos florestais;
- com a implementação de uma efectiva política de ordenamento e gestão florestal;
- combatendo o abate excessivo e desregrado para construção, urbanização e sobre-exploração de matérias-primas.
A Ecolojovem – “Os Verdes”
21 de Março de 2009

20/03/2009

6 Anos de invasão e ocupação do Iraque

Hoje, dia 20 de Março de 2009, assinala-se 6 anos sobre a invasão e ocupação do Iraque!
A Ecolojovem – “Os Verdes” não pode deixar cair no esquecimento estes 6 anos de terror, tal como não pode deixar de denunciar uma invasão baseada em mentiras e manipulações; para a qual os EUA inventaram justificações para este ataque sem legitimidade internacional. Argumentos falsos e factos inventados, tal como se constatou pela inexistência de quaisquer armas de destruição maciça, não podem continuar a alimentar mentiras.
A Ecolojovem – “Os Verdes” após 6 anos de ocupação, continua a denunciar o interesse das forças ocupantes pelo petróleo, pelo poder e pelo domínio territorial enquanto ponto geo-estratégico.
A guerra terrorista no Iraque continua a espalhar o sofrimento, a destruição e a morte. O número de mortos, feridos, exilados e deslocados continua a aumentar.
Os jovens ecologistas condenam esta guerra que continua a matar milhares de pessoas e que continuará a matar, quer no imediato quer a longo prazo, pelos efeitos que advêm da terrível situação que se vive: pela fome, pela falta de água potável, pelas doenças, pela contaminação radioactiva proveniente das bombas de urânio empobrecido.
A Ecolojovem – “Os Verdes” denuncia os governos e as forças políticas que foram cúmplices deste massacre, lembrando que a posição de Portugal foi contra a vontade do povo português.
No dia em que se assinala 6 anos da invasão e ocupação do Iraque a Ecolojovem – “Os Verdes” não deixa esquecer o sofrimento do povo iraquiano, a destruição do país e continua a exigir o respeito pelos Direitos Humanos e pelo Direito Internacional, solidarizando-se com o povo iraquiano que continua a resistir a esta ocupação.
A Ecolojovem – “Os Verdes”
20 de Março de 2009


(Fonte foto TMI-AP)

19/03/2009

Apresentação da Juventude CDU para as eleições

Avizinha-se um difícil ano de 2009 com três actos eleitorais distintos, por isso, tendo em conta a actual conjuntura do nosso País e da Europa, é de extrema importância uma atitude de mudança!

A Ecolojovem-«Os Verdes» assume-se como parte dessa mudança, acreditando que a união dos nossos esforços vai contribuir para a mesma.

Como tal, iremos integrar o projecto da Juventude CDU 2009, cuja acto de apresentação terá lugar hoje dia 19 de Março, pelas 18:00h, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa.

Apelamos a todos os Ecolos que possam, a participar nesta apresentação, para que a Juventude CDU se afirme como alternativa!

25/02/2009

XX Aniversário da Ecolojovem-«Os Verdes»


A Ecolojovem-«Os Verdes» celebra hoje o seu XX Aniversário.
A celebração da data decorreu em Aveiro no passado fim-de-semana, e contou com a presença de Heloísa Apolónia, deputada na Assembleia da República do Partido Ecologista "Os Verdes".

Foi um fim-de-semana de muito convívio e repleto de diversas actividades, entre elas um "pictionary verde" e um "BUGApapper".

Parabéns à Ecolojovem-«Os Verdes» pelos seus 20 anos!!!

19/02/2009

XX ANIVERSÁRIO DA ECOLOJOVEM-«OS VERDES»

“20 ANOS A AGIR COM OS JOVENS E PARA OS JOVENS!”
A 25 de Fevereiro de 2009 a Ecolojovem-«Os Verdes» celebra os seus 20 anos, ao longo dos quais tem trabalhado e orientado as suas acções tendo em conta as especificidades da Juventude.
A Ecolojovem-«Os Verdes» tem agido contra a exploração, a opressão, o imperialismo e todo o tipo de discriminações, de modo a alcançar a sustentabilidade do meio ambiente, a paz, a justiça e o progresso social.
Os jovens ecologistas têm trabalhado em prol de uma sociedade ecológica, equilibrada e sustentável onde seja possível concretizar os direitos e aspirações juvenis. Acreditamos que o reforço do projecto ecologista passa, fundamentalmente, pela participação e intervenção dos jovens e que, só assim, é possível a sua consolidação.
A comemoração do XX Aniversário da Ecolojovem-«Os Verdes» terá lugar no próximo fim-de-semana, de 20 a 22 de Fevereiro, em Aveiro e será um momento de comemoração e de festa, de convívio e de boa disposição, de troca de experiências e ideias.

10/02/2009

Ecolojovem-«Os Verdes» em discurso directo na Ecosprinter

«The financial crisis and democracy»
During the last months we have witnessed the collapse of some of the most powerful banks in the world, a dramatic downslide of stock markets, the nationalisation of American and European banking institutions and the pumping in of billions of Euros by central banks.
The world is facing one of the most serious financial crisis that could bring even more dangerous consequences for populations worldwide.
The current crisis has impacts in several fields, whose effects are already being felt and democracy is one of them.
What is the relationship between the financial crisis and democracy? How can democracy be affected by this crisis?
Democracy is based on freedom and equality of all citizens, by means of which they can make important policy decisions.
Democracy is a vital need for humans and without it the development of mankind is not possible. It is also synonymous with freedom and solidarity. The popular sovereignty, equality policy, the popular consultation are inseparable requirements for achieving the democratic system.
This crisis is opposed to democracy, as well as to its assumptions and values.
An unstable international crisis framework may boost new dangers for the people, beyond the economic sphere. The most serious economic recessions may affect democracy through social instability, may reach several countries worldwide that could face the risk of instability. This instability can result in dangerous social and political phenomena such as the resignation, social tensions, the extremist forces and movements against immigration, racist and xenophobic, anti-democratic and authoritarian practices. Thus, democracy is at risk and difficult to enforce.
It is the responsibility of society to create conditions for citizens to realize their ambitions, talents, to choose their lives and to participate. With this crisis this is not possible. In times of crisis the nation states have less and less power to respond to the major social, ecological and democratic challenges which one faces today.
The global financial crisis will have a broad impact on those who are already the most vulnerable groups in society, thereby increasing inequalities.
In some states where democracy is weakly consolidated or is a little fragile regime there may be a setback due to economic or financial turbulence.
That is why the global crisis in some parts of the world, depending on its depth and duration and also of financial and governmental responses to capitalism, may appear as a threat to democracy.
The current situation affects the democracy of people for it does not allow a life with rights, in democracy. Unemployment figures are constantly increasing, conditions become scarce and destruction escalates. The capitalist system does not work with the people and for the people but rather uses the people for its own benefit. This is not democracy!
The European Young Greens have to be together against the economic, political and social dangers of this crisis.
It is our duty to act so as to prevent the deepening of this crisis and new crisis from destroying the planet. We must demand profound social and economic transformations. This is the necessary response to the crisis of the system.
We defend a sustainable world that guarantees a just society, where everyone can live in democracy, as equals and enjoying the same rights.
We need basic social guarantees for the people affected by the crisis.
The European Young Greens demand better living conditions, democracy, co-operation and peace among peoples. We defend social justice, a prosperous and sustainable economy and society.
We will stand up against any threat to the rights which society conquered over the past few decades.
This is a good time to show that this crisis demonstrates the oppressive and exploitative nature of capitalism. The financial crises such as the one that currently makes the world tremble, expresses the structural crisis of the capitalist system.
The solution is to look at the roots of the problem. The crisis comes from within the system and only a change in the system can lead to a sustainable economy and a sustainable society.
The world has been subjected to the economicist logic that is unable to ensure people’s needs.
Given all this, we can see that the capitalist economic model, based on unlimited growth, is an unsustainable model that is stifling and limiting the democracy.
Transcrição do artigo de Cláudia Madeira, Ecolojovem-«Os Verdes», publicado na Ecosprinter (Winter 2008/09), p. 10, a newsletter da Federação de Jovens Verdes Europeus (FYEG) da qual a Ecolojovem-«Os Verdes» é membro fundador.

07/02/2009

XX Aniversário da Ecolojovem - "Os Verdes"

XX Aniversário da Ecolojovem
Fim-de-semana em Aveiro


A Ecolojovem - “Os Verdes” celebra a 25 de Fevereiro deste ano o seu XX Aniversário! Esta data será comemorada no fim-de-semana de 21 e 22 de Fevereiro, em Aveiro.
Será um momento de comemoração e de festa, de convívio e de boa disposição, de troca de experiências e ideias.

Sábado, dia 21/02
- recepção na pousada de juventude
- visita ao Parque da Cidade
- almoço
- preparação da Convenção
- jantar-convívio de aniversário com a participação de dirigentes de “Os Verdes”
Domingo, dia 22/02
- BUGApapper
- almoço
- passeio de barco
Há a possibilidade de se chegar na 6ª feira, dia 20, estando previsto um encontro no bar “Olaria”.

Contactos para inscrições ou para mais informações:
Ecolojovem - "Os Verdes"
Rua da Boavista, N.º 83 - 3º Dto
1200-066 Lisboa
Tel: 21 396 03 08 / 21 396 02 91

Ria de Aveiro


Pousada de Juventude


08/01/2009

Contra o Massacre na Faixa de Gaza

Perante os dramáticos desenvolvimentos dos últimos dias na Faixa de Gaza, várias organizações promovem no dia 8 de Janeiro, pelas 18 horas, frente à Embaixada de Israel, uma concentração contra este massacre.
A Ecolojovem-«Os Verdes» associa-se a esta concentração e expressa igualmente forte repúdio em relação a este massacre.
Junta-te a nós, nesta luta!


07/01/2009

Ecolojovem - «Os Verdes» contra massacre na Faixa de Gaza

Jovens ecologistas contra massacre na Faixa de Gaza
A Ecolojovem - «Os Verdes» condena o massacre contra a população da Faixa de Gaza.
Face aos dramáticos desenvolvimentos da situação na Faixa de Gaza a Ecolojovem – "Os Verdes" condena o massacre na Faixa de Gaza contra o povo palestiniano cometido pelo governo israelita. Esta ofensiva já provocou várias centenas de mortos e cerca de 2500 feridos.
A população vive uma situação infernal em que os ataques chegam do céu, do mar e da terra e as explosões não cessam, lançando o medo e a destruição. Os palestinianos estão cercados e aterrorizados.
A agravar o terror e o trauma psicológico, faltam bens de primeira necessidade e várias infra-estruturas foram destruídas.
Os jovens ecologistas expressam o seu anseio de paz para toda a região e manifestam o seu repúdio pelas agressões israelitas.
Exigimos o fim imediato dos ataques, o levantamento do bloqueio a Gaza e o fim da ocupação israelita.
Exigimos uma condenação do Governo português e da União Europeia a estes ataques e que actuem no sentido de travar este massacre.
Só assim haverá condições para garantir o direito do povo palestiniano ao seu estado soberano e independente.
Como juventude partidária que defende a paz e a cooperação entre os povos, a Ecolojovem – «Os Verdes» insurge-se contra esta alarmante situação, e irá participar na concentração no próximo dia 8 de Janeiro, frente à Embaixada de Israel.

A "Ecolojovem – «Os Verdes»
6 de Janeiro de 2009

16/12/2008

Ecolojovem - "Os Verdes" em Oliveira de Frades

A Ecolojovem - «Os Verdes» promoveu um Encontro em Oliveira de Frades, no passado Sábado, dia 13 de Dezembro, para debater o Estatuto do Aluno e o Associativismo.
Na véspera os jovens ecologistas tiveram oportunidade de reunir com várias Associações de Estudantes de Escolas Secundárias do distrito de Viseu, discutindo estes assuntos, além de terem sido focados outros como a Educação Sexual, os elevados custos do ensino e as aulas de substituição.
No Encontro que teve lugar no Museu Municipal de Oliveira de Frades foi possível ouvir os jovens, além de informá-los e alertá-los sobre as alterações ao Estatuto do Aluno e as suas implicações no percurso dos estudantes, bem como o papel das Associações de Estudantes.

A Ecolojovem – “Os Verdes” considera que as alterações ao Estatuto do Aluno são injustas, têm um carácter autoritário e punitivo, não procurando integrar o aluno no meio escolar, mas excluindo-o, havendo, em determinadas situações, uma responsabilização do aluno pelas incapacidades da escola e da própria sociedade, enquanto assistimos a uma crescente desresponsabilização por parte do Governo.
Não é este o sistema de ensino que os jovens ecologistas defendem. Pelo papel fundamental que o Ensino desempenha na sociedade, consideramos que tem de haver um maior diálogo e respeito pelos estudantes, implementando-se medidas que possibilitem a sua formação como alunos e como cidadãos.
A juventude de “Os Verdes” teve igualmente oportunidade de debater problemas da região, como a qualidade da água, o ordenamento do território e a carência de acessibilidades e transportes.
Também durante a iniciativa foram abordadas futuras iniciativas, tais como o 20º aniversário da Ecolojovem – “Os Verdes” que se comemorará em Fevereiro e a preparação da XI Convenção Nacional Ecológica, que decorrerá nos dias 13 e 14 de Março de 2009.
O Encontro dos jovens ecologistas terminou com uma visita a Santa Cruz da Trapa, no Concelho de São Pedro do Sul .