18/04/2007

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Comunicado de "Os Verdes"

NO DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS, “OS VERDES” AFIRMAM: É URGENTE DEFENDER OS GEOMONUMENTOS DE LISBOA


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado hoje, dia 18 de Abril, representando o momento anual de celebração da diversidade patrimonial. Trata-se de um marco comemorativo do património nacional, celebrando também a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património.

O tema escolhido pelo IPPAR - Instituto Português do Património Arquitectónico para o ano de 2007 - “Território : um património plural” -, pretende explorar a ideia base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica.

Para "Os Verdes", defender os monumentos de referência de cada comunidade é uma exigência que se coloca.

Foi nesse sentido que “Os Verdes” apresentaram ontem na AML - Assembleia Municipal de Lisboa duas recomendações incidindo sobre o património natural de Lisboa, concretamente sobre os seus geomonumentos.

Uma, numa perspectiva global, que procura que se dê finalmente concretização no terreno a um exomuseu, constituído por uma rede de geomonumentos, de acordo com um protocolo já existente, datado de 1998, entre a Câmara e o Museu de História Natural, valorizando e potenciando assim este importante património natural, que há anos está ao abandono.

A outra, relativa especificamente a Rio Seco, na Ajuda, pela concretização do projecto de Parque Urbano, com um núcleo museológico da geologia da cidade, por forma a continuar o processo de dar uma nova dinâmica a esta área da cidade, integrando património natural e vivência da comunidade local.

As recomendações foram aprovadas por unanimidade e, agora, "Os Verdes" aguardam os resultados no terreno e vão continuar vigilantes e activos na salvaguarda e valorização do nosso património natural.

Sem comentários: