19/04/2007

Incineradora de resíduos hospitalares - novos receios

"Prestes a retomar o funcionamento, a incineradora de resíduos hospitalares localizada no Parque de Saúde de Lisboa pode vir a registar novos problemas, idênticos aos que levaram a que a queima fosse suspensa no final de Março, após terem sido detectadas no atmosfera dioxinas e furanos 30 vezes superiores ao admissível.
Os receios foram manifestados à Rádio Renascença pelo epidemiologista Massano Cardoso, o qual salienta que, apesar dos novos testes realizados no início de Abril terem revelado emissões 14 vezes abaixo dos limites legais, o que foi classificado como um episódio pontual pode voltar a repetir-se.
Este professor da Universidade de Coimbra recorda os malefícios resultantes da exposição a longo prazo a este tipo de emissões, como sejam os «riscos, nomeadamente, de certas formas de doenças tumorais, assim como alterações hormonais porque, quer queiramos quer não, essas substâncias actuam como disrruptores endócrinos capazes de provocar alterações fisiológicas sobretudo nas crianças e nas grávidas». " (Diário Digital)

Um problema que persiste...

Sem comentários: