18/04/2007

Território, um Património Plural

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado hoje, dia 18 de Abril, representando o momento anual de celebração da diversidade patrimonial. Trata-se de um marco comemorativo do património nacional, celebrando também a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património. Em Portugal, a cerimónia oficial tem lugar no Mosteiro dos Jerónimos, pelas 11 horas.

O tema escolhido pelo IPPAR para o ano de 2007 - “Território : um património plural” -, pretende explorar a ideia-base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica.
O Património sempre participou activamente no território, organizando-o. A humanização da paisagem integra, por isso, uma dimensão profunda tanto na nossa memória colectiva como nas opções políticas de planeamento. Há uma visão cada vez mais globalizante sobre o território, sobre os aspectos urbanísticos, paisagísticos e sociológicos.
O Programa Temático pressupõe, por isso, “sair” do monumento e tentar compreendê-lo nas múltiplas vertentes que caracterizam a sua envolvente, num passo consciente rumo à mudança e à escala do conceito de Património, uma escala territorial e plural 1.
Nas cerimónias, que acontecerão em Lisboa, juntam-se ao IPPAR cem entidades com as quais foram celebradas parcerias no âmbito desta jornada, entre elas, várias autarquias, nomeadamente as que têm monumentos classificados como Património Mundial 2.
Recorda-se que foram ontem aprovadas na AML - por Unanimidade - duas Recomendações de “Os Verdes” sobre a rede de Geomonumentos de Lisboa, cuja notícia passou completamente à margem dos órgãos de comunicação social 3.

Sem comentários: