15/08/2007

Fusão de recicladoras

A projectada proposta de fusão de duas empresas de deposição e reciclagem de resíduos da área da Grande Lisboa e concelhos limítrofes - a Resioeste e a Valorsul - poderá vir a reduzir para metade o valor das tarifas. A Resioeste serve cerca de 320 mil habitantes dos 14 concelhos do Oeste e a Valorsul 1,3 milhões de habitantes dos municípios de Amadora, Loures, Lisboa, Odivelas e Vila Franca de Xira.
Para o presidente da Associação de Municípios do Oeste, a ideia será fundir as duas empresas e passar a gerir em conjunto os seus diferentes equipamentos, nomeadamente a central incineradora de São João da Talha, o aterro de Mato da Cruz (ambos da Valorsul) e o aterro sanitário do Oeste (no concelho do Cadaval e gerido pela Resioeste). Porém, ninguém se refere às instalações da Valorsul na Estrada Militar, ao Lumiar. Adiantou ainda que os municípios vão ter um peso minoritário na nova empresa, mas haverá um acordo parassocial que definirá a evolução das tarifas nos próximos 25 anos.
Nos últimos dois anos, as Câmaras votaram contra os aumentos de tarifas propostos pela Resioeste, mas a posição do Estado prevaleceu. O Ministério do Ambiente adiantou que a fusão está numa fase de recolha de pareceres de diversas entidades, como o Instituto Regulador de Águas e Resíduos, e que não há um prazo para as decisões finais. Os municípios do Oeste esperam que o novo sistema resultante da fusão com a Valorsul vigore já em 2008.

Ver Público 2007-08-13

Sem comentários: