01/08/2007

Zonas pedonais

Lisboa não garante nem a segurança dos seus habitantes nem dos que nos visitam. A foto, enviada por uma munícipe que já fez vários apelos junto da CML e EMEL, retrata um problema quotidiano na Rua da Saudade, Freguesia de Santiago: uma munícipe octogenária forçada a andar no meio da rua porque os passeios do seu bairro estão ocupados com viaturas automóveis.

Apesar desta rua estar incluída na “zona de acesso condicionado da colina do Castelo”, aqui o estacionamento ilegal reina sobre os direitos elementares dos peões. Mas não são só os residentes que sofrem. A Rua da Saudade é utilizada anualmente por milhares de turistas, pois é um dos percursos que liga a zona de Alfama e da Sé ao Castelo.
O problema é que em Alfama existe (algum) controlo de acesso à zona condicionada, mas não existe qualquer fiscalização. Por outras palavras, qualquer não morador entra com o seu carro e dispõe, por exemplo, de 30 minutos para fazer uma carga ou descarga. Porém, como não há fiscalização, se lhe apetecer deixa lá o carro estacionado uma semana inteira! Como o número de lugares disponíveis não nem chega para os próprios moradores, muitos deles, em Alfama, andam revoltados com a EMEL, pois pensavam que podiam ter estacionamento reservado à porta de casa.
Mas há outras soluções, que terão de ser gradualmente explicadas aos moradores e comerciantes: a pedonalização total das zonas condicionadas de Alfama, Santiago e Castelo. Pode ser que finalmente as pessoas fiquem com mais vontade de reivindicar melhores transportes públicos!
Se não faz sentido algum que dentro do Bairro do Castelo estejam diariamente estacionados cerca de 100 carros de moradores e comerciantes, porque não pode a CML optar pela solução de uma pedonalização gradual dos bairros históricos de Lisboa?


Foto e comentários retirados de http://cidadanialx.blogspot.com/2007/07/lisboa.html

Sem comentários: