09/08/2007

Rolhas de cortiça são amigas do ambiente

Ao consumir 15 mil milhões de garrafas vedadas com rolha de cortiça por ano poderemos estar a reter a poluição provocada por 45 mil viaturas/ano que circulem 15 mil quilómetros por ano cada uma.
Por outro lado, “as cápsulas de alumínio emitem quatro vezes mais CO2 do que as rolhas de cortiça” e “as cápsulas de alumínio são mais prejudiciais para o meio ambiente” foram dois dos títulos publicados em duas conceituadas revistas de vinho, Harpers e Decanter, respectivamente, e que dão conta dos resultados de um estudo realizado pela empresa Cairn Environment sobre o impacto da produção de vedantes para o meio ambiente.
As vantagens da rolha de cortiça para o ambiente não se ficam por aqui. A indústria de cortiça garante ainda a sustentabilidade do montado do sobro e contribui para a preservação das espécies da fauna e flora que aí habitam. Mas há ainda mais um motivo que torna esta indústria realmente única: a sua notável auto-suficiência.
De facto, ao longo de todo o processo produtivo todos os desperdícios resultantes do fabrico de rolhas naturais são transformados em produtos úteis e de excelente qualidade. Desde rolhas técnicas a aglomerados, a painéis para pavimentos e revestimentos, artigos decorativos para o lar e escritório, peças de arte e design, solas para sapatos, aplicações no sector automóvel, aplicações nas indústrias militar e aeroespacial, produtos químicos para fins farmacêuticos, entre muitos outros. Até mesmo o pó de cortiça é utilizado na co-geração de energia eléctrica.
E, finalmente, as rolhas de cortiça podem ser recicladas e re-utilizadas. Como as rolhas usadas podem ser trituradas e reaproveitadas para o fabrico de outros produtos aglomerados, isto significa que a rolha de cortiça é o único vedante natural, renovável e reciclável. Uma indústria de que muito beneficia a economia portuguesa.

Sem comentários: