14/08/2007

Verão com menos gelo

A camada de gelo do Árctico deverá atingir, no final deste Verão, um novo mínimo recorde. De acordo com as medições efectuadas pelo Centro Nacional de Informação sobre Neve e Gelo dos EUA (CNING), a extensão de gelo a 8 de Agosto era quase 30% mais baixa do que habitualmente. Mas, como a época de degelo na região se prolonga, os cientistas prevêem que, até no final do Verão, o Árctico terá a menor camada de gelo de sempre.
“Se olharmos para os valores da primeira semana de Agosto, verificamos que são muito inferiores ao mesmo período em 2005”, explicou à BBC um investigador do CNING, Avançando como hipótese explicativa que, provavelmente, a camada de gelo na região polar estará a sofrer os efeitos das mudanças climáticas provocadas pela acção humana, em especial pela maior concentração na atmosfera dos gases responsáveis pelo efeito de estufa, onde “de uma maneira geral, o padrão será o seguinte: derrete cada vez mais gelo durante o Verão e recupera-se cada vez menos no Inverno”. O mais provável é que em 2040 não haja gelo nos verões do Árctico.
A superfície de gelo reflecte 80% da luz solar, devolvendo-a ao espaço. Mas à medida que o gelo derrete, durante o Verão, a recuperação torna-se mais difícil, pois a superfície negra do oceano absorve 90% da luz solar que recebe. Por este processo, as águas aquecem e contribuem ainda mais para o degelo das placas, com tendência a vir a ser cada vez mais rápido e com efeitos na vida selvagem da região, vindo a potenciar as alterações climáticas em todo o globo 1.
Também a Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirma que se verifica cada vez mais fenómenos climáticos extremos. De acordo com um relatório da entidade, o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas alerta que “precisamos de um sinal dos chefes de Estado e de Governo para lançar as negociações em Bali, em Dezembro deste ano”, precisando que “90% das tragédias naturais causadas ou agravadas” se devem aos fenómenos climáticos extremos 2.
Recorde-se que os cientistas do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas indicaram que é necessário uma urgente redução de 15% das emissões de gases para impedir o aquecimento global 3.

Sem comentários: