11/10/2007

Aumento anormal da humidade

A humidade aumentou na maior parte do planeta apesar de algumas regiões estarem mais secas, revela um estudo da revista Nature divulgado ontem 1. A quantidade de humidade presente no ar próximo da superfície - o que faz com que o calor se torne insuportável - aumentou 2,2% em apenas três décadas.
Os modelos simulados em computador mostram que a única resposta possível para este aumento é o aquecimento global provocado pelo homem. “Esta alteração da humidade é uma contribuição importante para o stress causado pelo calor nos humanos como resultado do aquecimento global”, afirmou um dos autores do estudo, que estudou alterações na humidade específica, a qual é uma medida do total da humidade presente no ar, entre 1973-2002.
O resultado não surpreende os cientistas, já que a física dita que ar mais quente pode conter mais humidade. Mas o estudo mostra que o aumento da humidade já é significativo e pode ser atribuído às emissões da queima de combustíveis fósseis.
Os cientistas descobriram no aquecimento global as marcas da mão do homem em 10 aspectos diferentes do clima da terra: temperaturas à superfície, humidade, vapor de água sobre os oceanos, pressão atmosférica, precipitação, fogos florestais, mudanças nas espécies de plantas e animais, secas, temperaturas na atmosfera superior e aquecimento dos oceanos.
“Esta história agora faz sentido. Já não há pontas soltas” afirmou um dos cientistas, autor do estudo sobre humidade por cima dos oceanos. “A mensagem é bastante clara, é que causas naturais sozinhas não fazem isto”, acrescentou 2.

1. Ver “Attribution of observed surface humidity changes to human influence” IN
www.nature.com/nature/journal/v449/n7163/abs/nature06207.html
2. Ver www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=864314&div_id=291

Sem comentários: