16/10/2007

Elites europeias esquivam-se ao referendo

“No processo de ratificação do novo Tratado, as elites europeias estão a procurar esquivar-se aos referendos” ao novo Tratado da UE, impondo aos cidadãos um rumo que já havia sido recusado nas consultas em França e Holanda, declarou a deputada Heloísa Apolónia de “Os Verdes”, após uma recepção ao primeiro-ministro.
Segundo a deputada ecologista, depois das rejeições em referendo naqueles dois países europeus, as elites europeias “procuram impor o mesmo tratado, agora disfarçado de Tratado Reformador” da EU. O tema está incluído na agenda da cimeira informal da UE, a ter lugar 5ª e 6ª fª em Lisboa.
Heloísa Apolónia vincou que “em Portugal nunca se fez um referendo sobre matéria europeia” e que essa consulta “é um compromisso eleitoral do PS e um compromisso que consta no programa do Governo”, motivo pelo qual, “por respeito ao povo português, esse referendo tem de ser feito”, declarou.
Ainda em relação aos temas do encontro com o primeiro-ministro, a deputada de “Os Verdes” defendeu que a UE “tem que traçar metas concretas sobre alterações climáticas, tendo em vista a cimeira de Bali, em Dezembro”.

Sem comentários: