03/10/2007

O regresso da tolerância

Os moradores e comerciantes das Avenidas Novas estão perplexos. Os efeitos da campanha intitulada ‘Tolerância zero para o estacionamento irregular’, lançada pela CML no passado dia 12 de Setembro, “duraram pouco tempo”. Quem têm acompanhado de perto a situação nos últimos 15 dias, conta que “só nos primeiros três dias é que houve menos carros parados em segunda fila e nos passeios. Depois voltou tudo ao mesmo”. Isto apesar de fonte da autarquia afirmar que “há menos viaturas estacionadas em infracção”.
Dados recolhidos junto da Polícia Municipal (PM) revelam que entre os dias 12 e 26 de Setembro foram detectadas 770 infracções, 166 delas relativas a estacionamento em segunda fila e 236 em cima do passeio. Os agentes bloquearam 323 veículos e rebocaram 69.
Mas, na sequência de uma ronda efectuada por uma equipa de reportagem ao longo da Avenida 5 de Outubro e nas imediações do Campo Pequeno e Saldanha, verifica-se que continua a haver muitos carros parados em segunda fila com os quatro piscas ligados. Artérias com duas vias de rodagem ficam engarrafadas, porque os carros parados, uns atrás de outros, em segunda fila obrigam a afunilar o tráfego para uma via única. Sobre esta questão, um taxista defendeu que “os carros parados em segunda fila deviam ser logo rebocados para deixaram de atrapalhar o trânsito”.
Agentes da PM confessaram que “está tudo igual. O número de multas não aumentou nem diminuiu e é igual a quantidade de carros em infracção”. A mesma opinião tem um funcionário da empresa EMEL, que fiscaliza o estacionamento: “Nos primeiros três dias houve menos carros estacionados em segunda fila, mas agora está tudo como antes. O pior é à hora de almoço. As pessoas param o carro e dizem que é só um minutinho para ir ao banco, mas depois levam meia hora ou mais. Outros fazem-se esquecidos e vão almoçar, enquanto o carro fica em segunda fila”.
Também o segurança de um banco, que passa os dias à porta a olhar para a rua, confirmou que “está tudo na mesma. Deixam os carros em qualquer lado a empatar o trânsito”. No quiosque da esquina da Avenida de Berna com a 5 de Outubro, o vendedor garante que “continua tudo igual. São os mesmos fiscais, os mesmos polícias e o mesmo número de carros parados em segunda fila”.
Fonte da CML confirmou sobre a questão dos meios de fiscalização da PM que “são os mesmos que actuavam anteriormente, mas agora passaram a estar concentrados apenas na Avenida D. Carlos I e nas ruas de S. Bento, Castilho, Alexandre Herculano e Marquês da Fronteira e nas avenidas Duque de Loulé, António Augusto de Aguiar e Fontes Pereira de Melo”. Adiantou ainda que estas acções de fiscalização envolvem 29 elementos da PM.
Ou seja, parece ter-se regressado à antiga tolerância... ao estacionamento irregular.

Sem comentários: