16/08/2008

Combater o colesterol à dentada

As maçãs de Alcobaça vão finalmente ser distribuídas nas praias portuguesas pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), que irá entregar frutos nas zonas da Nazaré, Cascais, Portimão e Lisboa, apesar de proibições anteriores.
O presidente da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça esclareceu que várias capitanias, nomeadamente no Algarve, proibiram a acção de distribuição em Julho passado por “considerarem que se tratava de uma iniciativa publicitária”.
“Explicámos-lhes que não era publicidade a nenhuma marca em particular, mas a um produto, e com ênfase na educação alimentar e promoção da saúde”. Assim, as capitanias da Nazaré, de Lisboa e Cascais e de Portimão concordaram com a distribuição de maçãs.
A acção começou já ontem em São Martinho do Porto e termina no dia 25 em Lagos. Na praia, as pessoas serão “abordadas e ser-lhes-ão explicados os benefícios da maçã, com base num estudo elaborado pela APMA que avaliou as substâncias funcionais do fruto, como os anti-oxidantes, para além do valor nutricional”, frisou.
“Quem quiser ouvir, recebe uma maçã fresca, acabada de colher e um brinde. À saída, distribuiremos folhetos com informação. Este foi um dos compromissos a que chegámos com as capitanias, de distribuir as brochuras à saída da praia e à noite, nas esplanadas, para que as pessoas não as deitem fora e fiquem a poluir a praia”, referiu.
A APMA pretende distribuir “350 mil maçãs este ano”, parte de uma campanha com a duração de três anos que visa chegar ao milhão de frutos distribuídos.
O mote da campanha de sensibilização para aumentar o consumo de maçãs é ‘Combata o colesterol à dentada’. Uma vez que houve capitanias que continuaram a recusar a distribuição da fruta nas praias, a Associação investe também, no mês de Setembro, na acção ‘Mundo da Maçã’, um certame dedicado a este fruto.

Ver
http://diario.iol.pt/sociedade/praia-macas-alcobaca-distribuicao-nazare-sociedade/981695-4071.html

Sem comentários: