05/08/2008

Gratuitos fazem praia no Verão

Interrompidas as edições de linha durante o mês de Agosto, os jornais gratuitos como o Destak, o Metro e o Sexta apontam baterias para a distribuição de edições nas praias portuguesas.
O Destak foi o primeiro a avançar para as edições especiais, ao iniciar a 18 de Julho a distribuição de uma edição semanal “em mais de 160 praias de norte a sul do país”. A estratégia do Metro para este mês não difere muito. Suspensa a edição diária, o título lança uma edição semanal com saída à sexta-feira, distribuída na rede do Metropolitano de Lisboa e do Porto e em várias praias de norte a sul do país. A primeira edição conta com um total de 40 páginas e uma tiragem de 200 mil exemplares.
Também o Sexta substitui a edição de linha com a distribuição de duas edições especiais em zonas balneares e hipermercados por todo o país. Depois da edição em papel especial distribuída a 1 de Agosto, a iniciativa repete-se no próximo dia 15 com tiragem de 300 mil exemplares.
Por seu lado, Global Notícias e Meia Hora ficam afastados das praias neste período. O gratuito interrompe a edição diária durante as próximas quatro semanas, preferindo apostar em edições especiais com clientes específicos durante este período, com acções de marketing específicas.
Por sua vez, o Oje, título com assinatura anual simbólica, também suspende a edição diária até dia 1 de Setembro. “Circulamos nas empresas e no mês de Agosto a maior parte das pessoas não está presente” 1.
Os Verdes” aproveitam para recordar aos leitores em geral a importância de não abandonarem os jornais em locais públicos após a sua leitura, quer seja no areal ou nas estações ou dentro dos transportes, mas que os depositem nos locais próprios para recolha de papel, tendo por finalidade a sua posterior reciclagem.
Foi esse, aliás, o sentido da Recomendação aprovada por Unanimidade na AML em Novembro do ano passado 2.

Sem comentários: