29/08/2008

OMS alerta para alterações climáticas

As alterações climáticas podem causar a morte a milhões de pessoas nos próximos 20 anos devido aos seus efeitos no agravamento da má nutrição e várias doenças, estimaram hoje especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) numa conferência interministerial sobre Saúde e Ambiente 1.
“As alterações climáticas terão efeitos directos e indirectos na saúde das pessoas. Directos com os desastres naturais, as inundações e secas, mas também indirectos, com as doenças”, analisou uma médica espanhola, directora do Departamento de Saúde Pública e Ambiente da OMS.
“De meados dos anos 1970 e o ano 2000, as alterações climáticas foram responsáveis por cerca de 150 mil mortos suplementares por ano. Segundo as nossas estimativas, este número deverá aumentar, ainda que apenas estejamos a levar em conta uma parte das causas (de mortos devido às alterações climáticas. Estamos a falar de uma ponta do iceberg”, afirmou outro dos especialista da OMS.
Entre essas doenças conta-se o paludismo, que faz um milhão de mortos por ano, ou as doenças diarreicas, “mas um dos maiores problemas é a subnutrição, que mata 3,5 milhões de pessoas por ano”.
“A este ritmo”, o número de mortos causados directamente pelas alterações climáticas, vai cifrar-se em milhões, “dentro de 20 anos”, considerou, à margem da conferência que se vem realizando de 26 a 29 de Agosto 2.

1. Ver
www.who.int/globalchange/en/index.html
2. Ver http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1340799

Sem comentários: