10/08/2008

Volta ao mundo num laptop

Os noticiários abriram há dias, com pompa e circunstância, anunciando o lançamento do “Primeiro computador portátil português”, de nome ‘Magalhães’. Mas não é bem assim. O Magalhães é originalmente o Classmate PC, produto concebido pela Intel no sector dos NetBooks, que surge em reacção ao OLPC XO-1, que foi idealizado por Nicholas Negroponte.
Será, no fundo, um computador montado em Portugal, mais propriamente por uma empresa de Matosinhos. Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto 1.
A RTP refere que é “um projecto português produzido em Portugal”. A SIC refere que se trata de “um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel” e que a “concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnológico”.
Na realidade, só com muito boa vontade é que o que foi dito e escrito é verdadeiro. O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se ‘Classmate PC’ e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon.
As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o ‘Magalhães’ é algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade. Felizmente, existem alguns blogues atentos 2.
Na imprensa escrita salvou-se, que se tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário: “Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto”. Pelos vistos, apenas o foi o único a fazer um trabalhinho de investigação em vez de reproduzir o comunicado de imprensa do Governo.
A ideia é destruir os esforços de Negroponte para o OLPC. O criador do MIT Media Lab criou esta inovação: o portátil de 100 dólares... A Intel foi um dos parceiros até ver o seu concorrente AND ser escolhida como fornecedor. Saiu do consórcio e criou o Classmate, que está a tentar impor aos países em desenvolvimento.
Se não fosse a blogosfera - que o Ministro dos Assuntos Parlamentares ainda não controla - esta propaganda não seria desmascarada. Os jornalistas da imprensa tradicional têm vindo a revelar-se de uma ignorância, seguidismo e preguiça atroz.
Entretanto, a Intel anunciou estar já a trabalhar na próxima geração - a terceira - do seu computador portátil de baixo custo inicialmente destinado às crianças em idade escolar dos países em desenvolvimento, o Classmate PC 3.
O que significa que o ‘Magalhães’, a curtíssimo prazo, ‘já era’. É afinal apenas a globalização de um laptop, que de nacional praticamente nada tem.

1. Ver
http://diario.iol.pt/tecnologia/magalhaes-intel-olpc-socrates/977089-4069.html e http://diario.iol.pt/tecnologia/intel-magalhaes-tecnologia-socrates/977084-4069.html
2. Ver http://blasfemias.net/2008/07/31/outros-nomes-para-o-classmate-pc3. Ver http://ciberia.aeiou.pt/?st=9718

Sem comentários: