12/08/2008

Consumir menos e reciclar mais

É óbvio que ainda não é possível saber qual a percentagem da redução do consumo de combustíveis se deve simplesmente ao peso do preço no bolso dos consumidores ou à sua consciência ecológica.
Era bom para todos que a explicação fosse a segunda, mas é mais que provável que seja a primeira. A crise internacional - com especial incidência em Portugal - podia ter pelo menos esse efeito positivo: habituar-nos a gastar menos combustível. Porque, de qualquer modo, essa passará sempre por ser a nossa alternativa futura.
Neste âmbito, são muito importantes todas as iniciativas ambientais que digam respeito à reciclagem. Recentemente anunciou-se um processo de recolha de óleos alimentares. Agora dá-se notícia de que o Ministério do Ambiente está a pensar fazer uma reutilização dos lixos alimentares e orgânicos.
Estas iniciativas são louváveis, mas deviam começar pelo tornar mais fácil a reciclagem a todos os cidadãos. E isso passa por coisas bem simples como colocar depósitos em todas as ruas, ou mesmo caixotes e recolhas de lixo diferenciados porta a porta. Só quando for mesmo muito fácil e sem esforço, os cidadãos incorporarão este hábito.
Porque só há duas maneiras de difundir os hábitos ambientais: pela educação ou pela facilidade. E a segunda é muito menos complicada e lenta do que a primeira.

Ler ‘Editorial’ IN
http://dn.sapo.pt/2008/08/11/editorial/consumimos_menos_e_reciclamos_mais.html

Sem comentários: