27/05/2009

Crianças em fuga nas ruas de Lisboa

A equipa de rua do Instituto de Apoio à Criança detectou, em 2008, 37 crianças em contexto de fuga nas ruas de Lisboa, mas apenas sete foram encaminhadas para instituições, segundo dados divulgados 2ª fª, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.
As equipas fazem “giros de diagnóstico” em seis zonas da cidade, mas foi em duas que encontraram o maior número de menores, nove em cada uma. Uma zona começa no Largo dos Restauradores e passa pelo Largo São Domingos, Martim Moniz, Almirante Reis, Mouraria e Alfama e a outra vai desde a Praça do Chile, Guerra Junqueiro, Praça de Londres, Avenida de Roma e Campo Grande.
Esta equipa pertence ao Projecto Rua – Núcleo de Intervenção em Contexto Fuga (NICF) na cidade de Lisboa, que tem como objectivos intervir em situações de emergência face às sinalizações de crianças e jovens em contexto de fuga e procurar respostas para estes casos, cuja problemática se enquadra nos conceitos definidos relativos ao desaparecimento e/ou exploração sexual.
Segundo os dados do IAC, foram encontrados 23 rapazes, 13 raparigas e um bebé. As faixas etárias dos 11 aos 13 e dos 17 aos 18 anos foram as que prevaleceram. Como problemáticas associadas destacam-se 17 situações de mendicidade, dez de prostituição, cinco de trabalho infantil, um sem-abrigo, um a “preparar esquemas” e cinco noutras situações de risco não especificadas.
No que respeita à situação actual destas crianças, a equipa está a acompanhar um caso, seis foram encaminhados para instituições, um está a ser acompanhado por outra instituição, com quatro não foi possível intervir e 25 estão a ser procurados nos giros que a equipa realiza semanalmente.
Além das crianças detectadas nos “giros de diagnóstico”, as equipas receberam 48 denúncias, das quais 34 dentro do Distrito de Lisboa. A maioria dos casos é referentes a raparigas (32). Os dados indicam que 19 situações se referiam a fugas de casas e oito a fugas de instituições. Há jovens que apresentam mais do que uma problemática.

Ver
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1382818

Sem comentários: