23/05/2009

Crise obriga a parar parques eólicos em Espanha

Cada vez mais frequentemente os parques eólicos espanhóis, que fornecem em média 15 por cento da electricidade do país, são desligados do sistema durante horas, à noite, devido à quebra nos consumos de electricidade, alertou hoje o jornal diário económico “Expansion”.
“Devido à quebra no consumo, torna-se necessário desligar os parques eólicos que já produzem mais electricidade do que aquela que o sistema pode absorver”, escreve o jornal sem citar as suas fontes.
Em Abril, o consumo de electricidade caiu 13,4 por cento em relação ao ano passado. As indústrias espanholas, o sector da construção civil, grande consumidor de electricidade, e o sector automóvel estão a ser duramente afectadas pela crise.
O problema do excesso de produção de energia, especialmente durante a madrugada, vai agravar-se “a médio prazo” com a entrada em funcionamento de novos parques eólicos e com o continuar da crise, salienta ainda o jornal.
Os parques representam uma potência instalada de cerca de 17 mil megawatts. Prevê-se que em 2010 esse número seja de 20 mil megawatts.

Ver
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1381351

1 comentário:

CRN disse...

e sendo essa uma questão de opção, bastando desligar o botão do lado, por exemplo o da central de Ascó.

A revolução é hoje!