19/05/2009

PEV reage às novas previsões económicas

O Partido Ecologista “Os Verdes” considerou ontem que os dados sobre a conjuntura económica mostram que as políticas do Governo são ineficazes para combater a crise, reclamando a apresentação por parte do Governo de um Orçamento Rectificativo 1.
O PIB com uma diminuição de 3,7% e o desemprego oficial a atingir os 8,9% são dados bem demonstrativos do agravamento da situação no nosso país. Cada vez que sai uma estimativa ou uma previsão verifica-se que os números são sempre mais gravosos, traduzindo, assim, o agravamento das condições sociais e económicas de Portugal.
Estes números são bem reveladores de como as políticas do Governo são claramente ineficazes para combater a crise. Face a esta situação “Os Verdes” reclamam que o Governo apresente rapidamente no Parlamento um Orçamento Rectificativo que dote o país de instrumentos adequados ao quadro a que chegámos e que tem tendência para se agravar.
O país não pode continuar a viver com um orçamento de Estado que se sustenta num quadro macro-económico completamente desactualizado e que, por isso também, não suporta as respostas necessárias a combater a crise.
Para além disso, “Os Verdes” entendem que, de uma vez por todas, o Governo tem que pôr de lado a sua teimosia em não alterar as regras do subsídio de desemprego, porque mais de 40% dos desempregados não têm acesso a este apoio social, o que gera dramas sociais dos quais o Governo não se pode continuar a alhear 2.
“Face a esta situação, o PEV reclamam que o Governo apresente rapidamente no Parlamento um Orçamento Rectificativo que dote o país de instrumentos adequados ao quadro a que chegámos e que tem tendência para se agravar” 1.

1. Ver Lusa doc. nº 9677504, 15/05/2009 - 14:37
2. Ver www.osverdes.pt

Sem comentários: