Os Verdes congratulam-se com a decisão do Tribunal Administrativo do Sul que consiste no não encerramento da Maternidade Alfredo da Costa – MAC –, em Lisboa, uma instituição com mais de 80 anos de funcionamento, sendo reconhecida e distinguida pelo seu nível de diferenciação e excelência, resultado de uma equipa multidisciplinar altamente especializada.
Contudo, a decisão do tribunal considera este não encerramento até que seja construído o novo hospital oriental de Lisboa.
«Os Verdes» consideram que a construção de um novo hospital não deverá ser motivo para se poder encerrar a Maternidade Alfredo da Costa, que é uma referência para a cidade e para o país.
Para «Os Verdes» a construção do hospital oriental de Lisboa, que não se sabe quando vai ocorrer, não é solução e este equipamento deve servir para dar resposta às necessidades sentidas a nível de cuidados de saúde e não para justificar a desativação de unidades de saúde (como a MAC, os hospitais de S. José, dos Capuchos, de Santa Marta, Curry Cabral e Estefânia) que são imprescindíveis, o que representaria um brutal ataque ao Serviço Nacional de Saúde.
Assim, o encerramento da MAC apresentar-se-ia como uma decisão inaceitável, infundada e imprudente, e é evidente que traria consequências altamente prejudiciais do ponto de vista da diferenciação dos cuidados prestados, das especialidades disponíveis, da condição dos profissionais envolvidos, e dos interesses, estabilidade e segurança das grávidas, dos recém-nascidos e suas famílias.
Perante isto, para o PEV torna-se necessário garantir o não encerramento da Maternidade, vetor fundamental da assistência materno-infantil em Portugal, com resultados reconhecidos a nível nacional e internacional.
Tendo presente esta preocupação, assim que o governo anterior avançou com a intenção de encerrar a MAC, o Partido Ecologista «Os Verdes» em sede da Assembleia da República e da Assembleia Municipal de Lisboa apresentou iniciativas em defesa da Maternidade no sentido do seu não encerramento, garantindo que esta instituição prossiga o seu excelente e reconhecido trabalho, nas devidas condições, tanto a nível de equipamentos como de meios humanos, de forma a permitir a prossecução de um serviço com resultados de referência no atendimento às grávidas, recém-nascidos e famílias, acautelando o interesse público e dos cidadãos.
«Os Verdes» continuarão a acompanhar de perto este assunto, lutando em defesa da MAC, como uma maternidade pública de referência, e do SNS.
O Coletivo de Lisboa do Partido Ecologista «Os Verdes»
O Gabinete de Imprensa de Os Verdes
T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 - imprensa.verdes@osverdes.pt
www.osverdes.pt
3 de fevereiro de 2016
Sem comentários:
Enviar um comentário