Têm surgido várias notícias mencionando que o Metropolitano
de Lisboa equaciona encerrar parcialmente a estação de Arroios na Linha Verde,
de forma a permitir a circulação de composições com seis carruagens nas horas
de ponta, já a partir do início do mês de Fevereiro, justificando com o facto
de esta estação ser a única nesta linha cujo cais não tem dimensão suficiente
para acolher composições com seis carruagens. Para o PEV esta medida, a
concretizar-se, é errada e acarreta perigos pois prevê que a estação encerre
duas vezes por dia às horas de ponta, sendo de difícil execução tanto
operacional como a nível de segurança.
«Os Verdes» estão plenamente conscientes da
necessidade de solucionar os vários problemas que afectam o Metro de Lisboa,
procurando contrariar a degradação que se tem apoderado deste serviço de
transporte sendo, para isso, fundamental implementar medidas que resolvam os problemas,
pelo que consideram urgente a reposição da circulação de composições com quatro
carruagens, em vez das actuais três, o alargamento do cais da estação de
Arroios e a conclusão das obras na estação do Areeiro.
No requerimento entregue, o PEV pretende
saber que informação dispõe o executivo sobre os projectos do Metropolitano de
Lisboa para a Linha Verde; a opinião da CML acerca desta intenção de encerrar
parcialmente a estação de Arroios e ainda se o executivo tem conhecimento para
quando está prevista a conclusão das obras e abertura da ala norte da estação
do Areeiro.
REQUERIMENTO
Têm surgido várias notícias mencionando
que o Metropolitano de Lisboa equaciona encerrar parcialmente a estação de
Arroios na Linha Verde, que liga Telheiras ao Cais do Sodré, de forma a
permitir a circulação de composições com seis carruagens nas horas de ponta, já
a partir do início do mês de Fevereiro, justificando com o facto de esta
estação ser a única nesta linha cujo cais não tem dimensão suficiente para
acolher composições com seis carruagens.
Para o PEV esta medida, a
concretizar-se, é errada e acarreta perigos pois prevê que a estação encerre
duas vezes por dia às horas de ponta, portanto de manhã e ao fim da tarde,
sendo de difícil execução tanto operacional como a nível de segurança.
Ora, perante isto, a circulação de
composições com quatro carruagens, em vez das actuais três, e o início das
obras de alargamento da plataforma da estação de Arroios, no mais curto prazo
de tempo, para permitir a circulação de composições com 6 carruagens poderão
ser soluções a equacionar, de forma a garantir a segurança dos utentes e a
tornar possível a execução das obras de alargamento da referida estação, algo
que é fundamental. Contudo, o concurso ainda não foi lançado, pelo que não se
percebe a razão pela qual o Metropolitano de Lisboa avançou com a data de início
de Fevereiro para fechar parcialmente a estação.
«Os Verdes» estão plenamente conscientes
da necessidade de solucionar os vários problemas que afectam o Metro de Lisboa,
procurando contrariar a degradação que se tem apoderado deste serviço de
transporte, sendo para isso fundamental implementar medidas que resolvam os
problemas, pelo que consideramos urgente o alargamento do cais da estação de
Arroios e a conclusão das obras na estação do Areeiro.
Assim, ao abrigo da alínea g) do art.
15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio
requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a
seguinte informação:
1- De que informação dispõe o executivo
sobre os projectos do Metropolitano de Lisboa para a Linha Verde e concretamente
para a estação de Arroios?
2- Qual a opinião da CML acerca desta
intenção de encerrar parcialmente a estação de Arroios na Linha Verde?
3- Considera a autarquia que é
necessário avançar com medidas alternativas para solucionar os problemas da oferta
insuficiente que a Linha Verde do Metro apresenta?
4 – Tem o executivo conhecimento para
quando está prevista a conclusão das obras e abertura da ala norte da estação
do Areeiro?
Gabinete
de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.
Lisboa, 05 de Fevereiro de 2016
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