06/01/2011

“OS VERDES” APRESENTAM PROPOSTA PARA FIABILIDADE DOS DADOS DE DESEMPREGO DO INE

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”, através da deputada Heloísa Apolónia, fez hoje uma declaração política na Assembleia da República manifestando a sua preocupação com a alteração do método usado pelo INE de entrevista para recolha de dados do inquérito ao emprego, que deixa de ser feito presencialmente passando a ser feito por telefone.

Quando é o próprio INE que garante publicamente que os dados não serão comparáveis com os anteriores e que não é possível calcular o impacto que a alteração metodológica terá nos indicadores do desemprego, é legítimo gerar dúvidas de fiabilidade de dados e da própria verdade sobre o desemprego em Portugal.

Esta alteração metodológica é aplicada numa altura em que o desemprego atinge níveis recorde e em que tem tendência para aumentar. Não é pois admissível que isto aconteça e muito menos se aceita que o INE invoque razões financeiras para alteração desta metodologia de inquérito.

Assim sendo, a deputada ecologista anunciou hoje, na sua declaração política, que apresentará na Assembleia da República um projecto de resolução que proporá a suspensão imediata da aplicação da entrevista telefónica para recolha de dados do inquérito ao emprego, aplicando-se a entrevista presencial, como até agora, sugerindo-se que, caso o INE entenda experimentar a entrevista por telefone, o faça, em simultâneo, aplicando a entrevista presencial, de modo a que se possa comparar as conclusões das duas metodologias, verificando-se, assim, o grau de fiabilidade em causa.

Sem comentários: