O Grupo Municipal “Os Verdes” entregou na Assembleia Municipal de Lisboa um requerimento em que questiona a autarquia sobre as alterações de circulação nas Avenidas Novas, principalmente junto ao Bairro do Arco do Cego, que tem vindo a sofrer sucessivas alterações de circulação, estando frequentemente em obras.
Com este requerimento, “Os Verdes” pretendem saber quais as alterações de circulação que estão ainda previstas, nomeadamente em termos de circulação automóvel, dos transportes colectivos, estacionamento de veículos, corredores BUS, reperfilamento dos passeios, requalificação do espaço público e abate de árvores, para a zona compreendida entre Campolide e a Alameda D. Afonso Henriques com particular ênfase para a zona das Avenidas Novas, junto ao Bairro do Arco do Cego e se está prevista a elaboração de Projectos de Requalificação para as Avenidas Defensores de Chaves, João Crisóstomo e Miguel Bombarda, e em que consistirão essas intervenções e para quando a sua conclusão, entre outros aspectos.
REQUERIMENTO
Ao longo dos anos a zona das Avenida Novas tem vindo a sofrer sucessivas alterações de circulação, estando frequentemente em obras, principalmente junto ao Bairro do Arco do Cego.
A Associação de Moradores das Avenidas Novas de Lisboa tem demonstrado algumas preocupações relativamente às alterações de circulação já realizadas e às alterações ainda previstas.
Considerando que a Associação refere ainda o facto de, mesmo com a realização de algumas reuniões com o executivo camarário, não saber exactamente o que está previsto para os arruamentos da zona em questão, além de não estarem a ser tidas em conta as propostas dos moradores e comerciantes.
Considerando ainda que a Câmara Municipal de Lisboa tem sido alertada para estas preocupações e também sobre o estado em que se encontra o quarteirão da Avenida Defensores de Chaves entre a Avenida João Crisóstomo e a Avenida Duque de Ávila com passeios e pavimento betuminoso bastante degradado pelo facto de o Metropolitano de Lisboa ter utilizado essa faixa direita, junto ao antigo terminal de autocarros do Arco do Cego, como estaleiro.
Considerando que o Plano de Ordenamento da Circulação e Estacionamento da zona compreendida entre Campolide e a Alameda D. Afonso Henriques prevê alterações na circulação e estacionamento nas Avenidas João Crisóstomo e Miguel Bombarda.
Considerando que a circulação automóvel na Rua D. Filipa de Vilhena passou a fazer-se nos dois sentidos, apesar dos protestos dos comerciantes e moradores, em resultado das obras do parque de estacionamento em curso na Rua Alves Redol.
Considerando que está prevista a construção de um novo parque de estacionamento na Avenida dos Defensores de Chaves, junto ao antigo terminal de autocarros do Arco do Cego.
Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:
1 – Neste momento que alterações de circulação estão ainda previstas, nomeadamente em termos de circulação automóvel, dos transportes colectivos, estacionamento de veículos, corredores BUS, reperfilamento dos passeios, requalificação do espaço público e abate de árvores, para a zona compreendida entre Campolide e a Alameda D. Afonso Henriques com particular ênfase para a zona das Avenidas Novas, junto ao Bairro do Arco do Cego?
2 – Está prevista a elaboração de algum Projecto de Requalificação da Avenida dos Defensores de Chaves? Em caso afirmativo, em que consistirá essa intervenção e para quando a sua conclusão?
3 – Está prevista a elaboração de algum Projecto de Requalificação da Avenida João Crisóstomo? Em caso afirmativo, em que consistirá essa intervenção e para quando a sua conclusão?
4 – Está prevista a elaboração de algum Projecto de Requalificação da Avenida Miguel Bombarda? Em caso afirmativo, em que consistirá essa intervenção e para quando a sua conclusão?
5 – Após a conclusão das obras do parque de estacionamento em curso na Rua Alves Redol e com a abertura ao tráfego deste arruamento, a circulação automóvel na Rua D. Filipa de Vilhena voltará a fazer-se num único sentido?
6 – Para quando o início e a previsão de conclusão das obras do parque de estacionamento na Avenida dos Defensores de Chaves, junto ao antigo terminal de autocarros do Arco do Cego?
Requeiro igualmente que me sejam facultados:
- Todos os Estudos e Projectos de Requalificação do Espaço Público, bem como de Mobilidade, Circulação e Estacionamento previstos para a zona compreendida entre Campolide e a Alameda D. Afonso Henriques com particular ênfase para a zona das Avenidas Novas / Arco do Cego;
- Todo o material (audiovisual ou outro) que foi disponibilizado na reunião pública que se realizou no Palácio Galveias.
O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.
Lisboa, 29 de Março de 2012