26/06/2017

Verdes questionam: Para quando a nova ponte pedonal em Belém?


O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Cultura, sobre a construção da nova ponte pedonal em Belém, integrada no projeto do novo Museu dos Coches, como forma de substituir a ponte antiga, mas cuja construção foi interrompida em 2013, encontrando-se hoje envolta em tapumes.

Pergunta:

A ponte pedonal sobre a linha férrea junto ao Museu dos Coches, em Belém, foi encerrada pela PSP devido à afluência de milhares de pessoas que se deslocaram ao novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), aquando da sua inauguração, em outubro de 2016, por se recear o impacto do peso excessivo.

Devido ao facto de esta ponte ter já mais de vinte anos, está prevista uma nova passagem, integrada no projeto do novo Museu dos Coches, como forma de substituir a ponte antiga, mas cuja construção foi interrompida em 2013, encontrando-se hoje envolta em tapumes.


Considerando que a ponte existente apresenta problemas de segurança, no entanto, a construção da nova estrutura não se concretizou até ao dia de hoje, apesar de o novo Museu dos Coches ter sido inaugurado em maio de 2015.

Considerando que, perante a existência da linha férrea, esta nova infraestrutura permitiria ligar a cidade à zona ribeirinha, tornando-a mais acessível, e que a única alternativa à ponte antiga é a passagem subterrânea localizada junto ao Centro Cultural de Belém, que faz a ligação ao Padrão dos Descobrimentos, mas que fica mais distante.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Cultura possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1 - Qual a razão para ainda não ter sido construída a nova ponte pedonal em Belém?
2- Para quando prevê o Governo o início da sua construção e qual o prazo previsto para a sua conclusão?

Sem comentários: