11/09/2019

Aprovada proposta de Os Verdes para que a CML erija um Monumento ao Bombeiro

Foi aprovada por unanimidade, na Assembleia Municipal de Lisboa, uma recomendação do PEV referente à construção de um “Monumento ao Bombeiro”, como forma de homenagem e de reconhecimento aos Bombeiros da cidade de Lisboa pela sua dedicação e empenho, num local emblemático, porventura no Chiado.

Importa salientar que os Bombeiros desenvolvem um trabalho exemplar em prol do país e das populações, arriscando a própria vida para salvarem pessoas e bens. Estes homens e mulheres assumem com coragem inúmeras tarefas humanitárias em prol dos cidadãos, desde o combate aos incêndios florestais e urbanos, o transporte de doentes, o socorro em acidentes, inundações e náufragos, emissão de pareceres técnicos em matérias de prevenção e segurança, e sensibilização em estabelecimentos de ensino, entre outras.


Há 31 anos, a 25 de Agosto de 1988, deflagrou o incêndio do Chiado que destruiu uma das mais emblemáticas áreas comerciais da cidade, como os Armazéns do Chiado e Grandella, estando essa catástrofe ainda hoje está na memória de muitos lisboetas. Por isso, o Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes propôs, em 2013, fosse instituída o Dia Municipal do Bombeiro, que é hoje uma realidade e uma justa e merecida homenagem.

Mas o PEV entende que a cidade pode fazer mais pelo reconhecimento e valorização dos Bombeiros através da construção de um monumento que poderá, eventualmente, localizar-se no Chiado, local emblemático devido ao incêndio de 1988.

Por fim, os deputados ecologistas viram ainda ser aprovada uma saudação ao “40.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde”, onde saúdam as lutas dos profissionais da área da Saúde, pela dignificação das suas profissões, em defesa do SNS e das populações que a ele recorrem, bem como as lutas das populações na defesa do direito constitucional à proteção na Saúde.

Sem comentários: