21/02/2011

Propostas de "Os Verdes" para a reunião da AML de 22 de Fevereiro


O Grupo Municipal de “Os Verdes” entregou uma Saudação sobre o “8 de Março – Dia Internacional da Mulher” e duas Recomendações sobre a “Preservação e promoção dos Relógios Históricos da Cidade de Lisboa” e o “Centro de divulgação e apoio aos agricultores urbanos na cidade de Lisboa” para serem discutidas e votadas na reunião de amanhã, dia 22 de Fevereiro de 2011.
Na Saudação ao “8 de Março – Dia Internacional da Mulher”, o Partido Ecologista “Os Verdes” pretende saudar todas as mulheres portuguesas por ocasião da passagem do Dia Internacional da Mulher, em particular as trabalhadoras do Município de Lisboa, apelando à continuidade na reivindicação pela igualdade de direitos e de oportunidades. Apesar das muitas e significativas melhorias na vida das mulheres, um pouco por todo o mundo, subsistem as discriminações, as desigualdades e as violações de direitos tão essenciais como o acesso à educação, à saúde e ao trabalho.
A Recomendação sobre a “Preservação e promoção dos Relógios Históricos da Cidade de Lisboa” pretende que a Câmara Municipal de Lisboa preserve e promova os relógios históricos da cidade de Lisboa pois constituem um testemunho da nossa Arte, História e do Património Colectivo. Devem, por isso, ser preservados, mantidos em boas condições e valorizados. Para tal importa proceder à inventariação dos locais com Relógios Públicos na cidade, visando a sua salvaguarda, preservação e manutenção; à criação de um Núcleo Museológico do Tempo e proceder, através de parcerias, à criação de um Roteiro de Relógios Históricos de Lisboa.
Por sua vez, na Recomendação sobre o “Centro de divulgação e apoio aos agricultores urbanos na cidade de Lisboa”, o PEV propõe que a autarquia promova a criação de um espaço para que os agricultores possam divulgar os seus produtos, e que represente também um centro de partilha de recursos e conhecimentos sobre agricultura sustentável, troca de experiências, com refeições biológicas, palestras e mostra de projectos individuais ou colectivos; e que divulgue posteriormente a existência desse espaço à população, com informação sobre a importância de consumir produtos locais e da forma como estes contribuem para a diminuição da dependência do exterior, apoiando a economia nacional e local, contribuindo também, para a diminuição do fenómeno das alterações climáticas.

1 comentário:

Fernando Correia de Oliveira disse...

http://estacaochronographica.blogspot.com/2011/02/os-verdes-e-os-relogios-historicos-de.html