20/04/2011

Propostas de "Os Verdes" aprovadas na AML de 19/04/2011

Por proposta do Grupo Municipal de “Os Verdes”, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou por maioria, com a abstenção do PS, uma Saudação ao 25 de Abril e uma Saudação ao 1º de Maio, aprovada por unanimidade. Com estas saudações “Os Verdes” pretendem saudar estes dois importantes acontecimentos, apelando e mobilizando à participação nestas acções, numa altura em que há cada vez mais ataques aos valores de Abril e aos direitos dos trabalhadores, dos jovens e dos reformados. Assim, o PEV alertou para a necessidade de continuar a afirmar e a defender estes valores.


O PEV congratula-se igualmente com a aprovação por maioria da sua recomendação sobre a “Utilização de métodos alternativos aos herbicidas na via pública” pois a aplicação de herbicidas dentro das cidades representa um perigo para o ambiente e para a saúde pública, daí recomendar à CML que implemente, com a maior brevidade possível, o uso de métodos alternativos para o controlo da vegetação na via pública.


O Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes” congratula-se ainda com a aprovação por unanimidade das suas recomendações sobre a “Preservação e Valorização dos Chafarizes e Fontanários da Cidade de Lisboa” e “Contra as Alterações nas Carreiras da Carris”.
Na recomendação sobre os fontanários e chafarizes, "Os Verdes" pretendem que a CML preserve e valorize os Chafarizes e Fontanários da cidade de Lisboa pois estes constituem um testemunho da nossa Arte, História, Cultura e do Património Colectivo. Devem, por isso, ser preservados, mantidos em boas condições e valorizados. Para tal importa proceder à inventariação e caracterização do património urbano disperso associado ao abastecimento de água em Lisboa, visando a sua preservação e valorização; promova a reabilitação dos chafarizes e fontanários da cidade de Lisboa, contribuindo assim para a preservação, protecção e valorização do património cultural associado ao abastecimento de água potável na cidade e proceder, através de parcerias, à criação de um Roteiro dos Chafarizes e Fontanários de Lisboa.
Por sua vez, a recomendação contra as alterações da Carris visava que o executivo camarário intercedesse junto da Carris no sentido de defender os interesses e os direitos dos utentes, na sequência das alterações que a carris implementou em várias carreiras no dia 5 de Março, e que teve como consequência o encurtamento de percursos, a suspensão durante os fins-de-semana, a eliminação de algumas carreiras que obrigam à realização de vários transbordos e de custos. Propunha-se igualmente a procura de alternativas par esta situação; a concretização efectiva de uma política de mobilidade sustentável, fomentando a utilização do transporte público colectivo, em detrimento do transporte individual e a recusa de quaisquer alterações que a Carris pretenda implementar que venham prejudicar os utentes.



Estes documentos podem ser consultados na página do PEV na AML:
http://pev.am-lisboa.pt/

Sem comentários: