07/07/2016

Aprovação da Recomendação sobre o Combate ao desperdício alimentar


 
Na Assembleia Municipal de Lisboa do passado dia 5 de Julho, o PEV escolheu como tema para a sua declaração política o tema do Combate ao Desperdício Alimentar, tendo apresentado uma Recomendação que foi aprovada por unanimidade. Nesse documento, Os Verdes alertam para o facto da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) estimar que, todos os anos, cerca de 1/3 dos alimentos produzidos no mundo, para consumo humano, serem perdidos ou desperdiçados ao longo da cadeia de produção alimentar.

Esta iniciativa do GM-PEV surge na sequência da aprovação na Assembleia da República, por unanimidade, de um Projecto de Resolução do Grupo Parlamentar de Os Verdes que declarou o ano de 2016 como Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e por o Município de Lisboa ter aprovado, em 2014, a criação de um Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar.

Como se prevê que as funções deste Comissariado se extingam no final do ano em curso, a questão que subsiste é depreender qual o nível de capacidade de resposta que a rede local, entretanto criada na capital, vai ou não conseguir perpetuar se, entretanto, não lhe subsistir uma estrutura colaborativa sólida que minimize o desperdício alimentar.

Perante algumas das dificuldades surgidas no funcionamento desta rede entretanto criada na capital, o PEV requereu ao Governo urgência na definição de uma estratégia nacional que configure um plano de acção de combate ao desperdício alimentar, potenciando a articulação de recursos e iniciativas públicas e privadas, bem como que a CML promova o necessário apoio logístico, salvaguardando o bom estado de conservação e dos prazos definidos como de segurança e qualidade, ao longo dos circuitos de distribuição de produtos alimentares. Mais se apelou para que sejam encontradas repostas urgentes para as famílias em condições de evidente debilidade clínica e de fragilidade dos seus níveis social e económico.


Lisboa, 07 de Julho de 2016
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de Os Verdes

Sem comentários: