23/10/2017

Verdes questionam o governo sobre carência de meios na ASAE

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia, sobre falta de condições de funcionamento verificados na ASAE que passam por software desatualizado, frota automóvel envelhecida e falta se recursos humanos. 

Pergunta:

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) depara-se hoje com vários problemas. O software utilizado nas contraordenações encontra-se desatualizado, poderemos dizer mesmo, obsoleto, obrigando a percas de tempo infinitas pelos inspetores retirando tempo para o essencial que é a fiscalização.

A frota automóvel está envelhecida e parte dela foi entregue no final do contrato de leasing, e não foi reposta, tornando ainda mais difícil a atuação desta força inspetiva.

Mas como se diz no parágrafo anterior sendo uma força inspetiva e investida como órgão de investigação criminal, são os recursos humanos o seu manancial.
Ora, para os cerca de 40 mil agentes económicos, passiveis de fiscalização, existem hoje cerca 220 inspetores.

Tendo o Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” a noção que este Governo não é o responsável desta situação e tendo conhecimento que irão entrar novos inspetores, não deixamos de alertar que o número não é o desejável para que a ASAE possa desenvolver o seu importante trabalho.


Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Economia possa prestar os seguintes esclarecimentos:

• Que medidas irá tomar o Governo para colmatar estes problemas?

• Está o Governo na disposição de duplicar o número de inspetores, que seria o ideal para o serviço?

Sem comentários: