02/03/2020

Encerramento do Metropolis Club motiva requerimento do PEV





O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal, um requerimento em que questiona a CML relativamente ao encerramento do Metropolis Club.

REQUERIMENTO:

O Metropolis Club foi fundado em 2008 e é um importante espaço dedicado à cultura Rock e Anos 80, localizado na Loja 54 do Centro Comercial Imaviz, onde antes, desde 1975, funcionou o antigo Whispers. É conhecido pelos sons alternativos, como industrial, harsh elektro, power elec., post-punk, goth, darkwave, metal, minimal, new wave e indie.

Porém, soube-se em Janeiro de 2020 que uma multinacional hoteleira comprou uma parte do Centro Comercial Imaviz que incluía o espaço do Metropolis Club, que era arrendado e, desta forma, o clube fechou portas no passado dia 1 de Fevereiro, situação que deu origem ao lançamento de uma petição intitulada “Queremos o Metropolis de volta!”, que conta neste momento com mais de 1500 assinaturas.

De facto, é cada vez maior o movimento que pretende que este projecto se mantenha em actividade, mesmo que seja noutro local. É também essa a pretensão dos representantes do Metropolis, apesar da dificuldade no arrendamento de um espaço na cidade devido aos elevados e incomportáveis valores praticados.

Ao longo destes dozes anos, o Metropolis Club construiu uma ponte cultural e uma ligação intergeracional junto de uma camada considerável da população, contribuindo para a diversidade cultural da cidade, representando o seu encerramento a perda de uma parte significativa da cultura e do entretenimento da cidade.

Por este espaço passaram centenas de artistas nacionais e internacionais com relevo para a dinâmica cultural, foram gravados diversos videoclips de bandas nacionais e, no seu interior, foi rodada parte do filme Gabriel de Nuno Bernardo, em 2018.

Recorde-se que o Centro Comercial Imaviz foi, ao longo dos anos, perdendo as suas lojas e tem vivido um período de transição, entre encerramentos e tentativas e recuperação, sendo o Metropolis Club o único espaço que se manteve em funcionamento, resistindo ao tempo e às mudanças e continuando a crescer.

Assim, ao abrigo da alínea g) do artº. 15º, conjugada com o nº 2 do artº. 73º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1 - Tem a Câmara Municipal de Lisboa conhecimento desta situação?
2 - Que acompanhamento tem a CML dado, ou pondera vir a dar, a esta situação?
3 - Pondera a CML contribuir de alguma forma para a procura de uma solução para que o Metropolis Club possa continuar a desenvolver o seu trabalho de reconhecida importância para a cultura musical da cidade?

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Lisboa, 2 de Março de 2020

Sem comentários: