05/04/2010

“OS VERDES” QUESTIONAM GOVERNO SOBRE A EXTINÇÃO DE ESPECIALIDADES E REDUÇÃO DO PESSOAL MÉDICO NO CENTRO DE SAÚDE DA AJUDA EM LISBOA

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o Centro de Saúde da Ajuda.
"O Centro de Saúde da Ajuda, em Lisboa, que abrange as áreas de influência das freguesias da Ajuda e de São Francisco de Xavier, encontra-se inserido no Agrupamento de Centros de Saúde da Grande Lisboa III (ACES III – Lisboa Central), com um total de 29.928 utentes inscritos, conforme publicado na Portaria Nº 276/2009, em Diário da República, 1ª série – Nº 54, de 18 de Março de 2009.
Segundo as notícias da comunicação social divulgadas no dia 30 de Março, na referida unidade de cuidados de saúde tem-se verificado a redução de pessoal médico e a extinção de algumas das especialidades que aí funcionavam, situações que têm preocupado a Comissão de Utentes do Centro de Saúde da Ajuda que teme que este seja o primeiro passo com vista ao seu encerramento.
A Comissão de Utentes refere ainda a transferência de alguns médicos para o Centro de Saúde de Alcântara.
Considerando que nesta freguesia, com aproximadamente 18 mil habitantes, uma parte considerável da população é idosa, necessitando naturalmente de mais cuidados de saúde nesta etapa das suas vidas.
Solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, por forma a que o Ministério da Saúde, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Pondera este Ministério o encerramento do Centro de Saúde da Ajuda?
2 – Quantos médicos e de que especialidades saíram desta unidade, desde Janeiro de 2008?
3 - Foram entretanto, desde esse período, admitidos novos profissionais? Em caso afirmativo, quantos e de que especialidades? "

Sem comentários: