13/08/2012

“Os Verdes” querem esclarecimentos da Câmara Municipal de Lisboa sobre o atentado no Monumento Nacional do Arco Triunfal da Rua Augusta


O Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes”, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou na Assembleia Municipal de Lisboa, um requerimento em que questiona a autarquia sobre o Arco Triunfal da Rua Augusta, na Praça do Comércio, classificado como Monumento Nacional, em que seis antigas janelas de madeira foram substituídas por outras de alumínio prateado que constitui um atentado ao património cultural e histórico na Baixa Pombalina.

Importa frisar que o Arco da Rua Augusta foi erguido e inaugurado no século XIX, sendo que neste momento sofre de várias patologias resultantes de anos a fio de incúria. O executivo camarário tem anunciado a intenção de proceder à reabilitação do Arco Triunfal da Rua Augusta e a sua abertura à população e turistas da cidade de Lisboa.

Assim, através deste requerimento, “Os Verdes” pretendem saber como foi possível a intervenção que permitiu a colocação de janelas de alumínio nas paredes laterais do Arco Triunfal da Rua Augusta, na Praça do Comércio, classificado como Monumento Nacional; para quando a reposição dos materiais originais que dão coerência e unidade formal ao conjunto arquitectónico; se foi elaborado algum projecto de conservação e restauro dos materiais que dão corpo ao conjunto deste Monumento e qual a data prevista pela CML para a conclusão da reabilitação e recuperação do Arco Triunfal da Rua Augusta e a sua abertura à população e turistas da cidade de Lisboa.

REQUERIMENTO

O Arco Triunfal da Rua Augusta, na Praça do Comércio, classificado como Monumento Nacional, viu seis antigas janelas de madeira serem substituídas por outras de alumínio prateado que constitui um atentado ao património cultural e histórico na Baixa Pombalina.

Importa frisar que o Arco da Rua Augusta foi erguido e inaugurado mais de um século depois dos restantes edifícios da Praça do Comércio, sendo que neste momento sofre de várias patologias resultantes de anos a fio de incúria.

Considerando que as janelas de alumínio nas paredes laterais destoam do conjunto arquitectónico que integram o Arco da Rua Augusta, no Terreiro do Paço.

Considerando que os regulamentos do património urbano da Câmara Municipal de Lisboa e do IGESPAR não permitem este tipo de intervenções num Monumento Nacional.

Considerando que o restauro de um monumento histórico e nacional deve ser feito reproduzindo a época em desenho e material.

Considerando que este arco, inaugurado no século XIX, necessita de obras de conservação e restauro que permitam a reparação das esculturas de lioz que encimam o monumento, bem como a consolidação e limpeza dos rebocos e da pedra, que apresentam fracturas e foram alvo de uma erosão muito forte, principalmente por causa da poluição, graffiti e excrementos de aves.

Considerando que o executivo camarário tem anunciado a intenção de proceder à reabilitação do Arco Triunfal da Rua Augusta e a sua abertura à população e turistas da cidade de Lisboa.

Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada informação sobre:

1.       Como foi possível a intervenção que permitiu a colocação de janelas de alumínio nas paredes laterais do Arco Triunfal da Rua Augusta, na Praça do Comércio, classificado como Monumento Nacional?

2.       Para quando a reposição dos materiais originais que dão coerência e unidade formal ao conjunto arquitectónico?

3.       Foi elaborado algum projecto de conservação e restauro dos materiais que dão corpo ao conjunto deste Monumento? Em caso afirmativo, qual o cronograma e as intervenções previstas?

4.       Qual a data prevista pela CML para a conclusão da reabilitação e recuperação do Arco Triunfal da Rua Augusta e a sua abertura à população e turistas da cidade de Lisboa?

O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes” em Lisboa.
Lisboa, 13 de Agosto de 2012

Sem comentários: