10/01/2016

PEV quer esclarecimentos sobre falta de enfermeiros na Unidade de Alcoologia de Lisboa



O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através doMinistério da Saúde, sobre a falta de enfermeiros na Unidade de Alcoologia de Lisboa, o que leva a uma crescente dificuldade no acompanhamento devido aos doentes.
Pergunta
A Unidade de Alcoologia de Lisboa é um serviço de grande qualidade no tratamento do problema do alcoolismo, que tem apresentado bons resultados e que valoriza e ajuda as pessoas a prosseguir a sua vida, promovendo a integração da família no tratamento. É um serviço que dá resposta aos casos mais graves de alcoolismo, apresentando uma boa taxa de recuperação, através de um programa cerca de cinco semanas, envolvendo psicoterapia, grupos pós-alta e acompanhamento pelo menos durante dois anos.
Esta Unidade de Alcoologia tem uma capacidade de internamento de 25 camas, tendo chegado a ter mais de 300 internamentos por ano mas neste momento, devido à falta de enfermeiros, não pode receber mais doentes.
Desde final do ano passado este serviço funciona somente com cinco enfermeiros, que fazem turnos sucessivos para que a resposta deste serviço seja garantida mas mesmo assim é difícil fazer com que os doentes tenham o acompanhamento devido. Esta situação faz também com que a lista de espera aumente, havendo já neste momento mais de 60 pessoas à espera de uma vaga há mais de três meses, quando antes o tempo de espera era de 30 dias em média.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1- Que medidas estão em curso neste momento para resolver o problema da falta de enfermeiros na Unidade de Alcoologia de Lisboa?
2- Pode o Governo garantir que com essas medidas a Unidade de Alcoologia de Lisboa não corre o risco de ter que encerrar o serviço de internamento?
3- Confirma o Governo que pretende integrar esta unidade de internamento no Serviço de Alcoologia do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa no Hospital Júlio de Matos?

O Grupo Parlamentar Os Verdes
O Gabinete de Imprensa de Os Verdes
T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769-  imprensa.verdes@pev.parlamento.pt
www.osverdes.pt
Lisboa, 10 de janeiro de 2016

Sem comentários: