23/03/2017

Os Verdes exigem esclarecimentos sobre o viaduto de Alcântara

Ontem ocorreu um desvio num dos pilares do viaduto de Alcântara, o que provocou o corte do trânsito naquela zona e levou à paragem da circulação dos comboios. 

Esta estrutura foi construída como uma solução provisória há mais de trinta anos e chegou a estar prevista, num estudo elaborado pela CML e o Governo, a construção de uma solução alternativa para este local, mas esse projecto não chegou a avançar. 

Assim, o PEV entregou um requerimento exigindo saber qual a razão para ter ocorrido o desvio num dos pilares do viaduto de Alcântara; qual o resultado da última inspecção realizada; qual o resultado da avaliação técnica realizada hoje e se a CML pode garantir que estão reunidas todas as condições de segurança neste viaduto. Os Verdes pretendem ainda saber que investimento foi realizado na manutenção desta estrutura e se está prevista alguma solução alternativa ao viaduto de Alcântara.

Requerimento

Na manhã de hoje ocorreu um desvio num dos pilares do viaduto de Alcântara, que passa por cima da Av. Brasília e da Av. da Índia, o que provocou o corte do trânsito naquela zona e levou à paragem da circulação dos comboios, que entretanto já foi retomada.

No seguimento do desvio do pilar, a CML chegou a avançar com a possibilidade desta situação estar relacionada com um provável embate de um veículo pesado, no entanto esse dado não está ainda confirmado.

O viaduto de Alcântara foi construído como uma solução provisória há mais de trinta anos e a CML refere que foi feita uma inspecção a esta estrutura no dia 13 de Fevereiro.


Chegou a estar prevista, num estudo elaborado pela CML e o Governo, a construção de uma solução alternativa para este local, mas esse projecto não chegou a avançar. 

Assim, ao abrigo da al. g) do artº. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1- Qual a razão para ter ocorrido o desvio num dos pilares do viaduto de Alcântara?

2 - Qual o resultado da última inspecção realizada ao viaduto de Alcântara?

3- Qual o resultado da avaliação técnica realizada a esta estrutura no seguimento do desvio do pilar?

4 - Pode a CML confirmar que estão reunidas todas as condições de segurança neste viaduto?

5 - Que investimento foi realizado na manutenção desta estrutura?

6- Está prevista alguma solução alternativa ao viaduto de Alcântara?

Sem comentários: