04/06/2019

Aprovada a proposta do PEV de mais transportes para promover a mobilidade e combater as alterações climáticas

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma proposta do PEV para uma efectiva melhoria do sistema e da oferta de transportes à escala Metropolitana com vista à promoção da mobilidade e combate às alterações climáticas.

Os Verdes valorizam a redução do preço dos passes, para o qual deram um grande contributo, e continuam a defender a concretização de medidas e investimentos concretos, atempados e eficazes, onde o sector dos transportes possa corresponder ao desígnio da mitigação da mudança climática, bem como o reforço das acções necessárias com vista à garantia da acessibilidade plena aos transportes colectivos por parte de cidadãos com mobilidade condicionada ou reduzida.


Perante a identificação dos problemas nos serviços de transporte de elevada capacidade, como o fluvial e a ferrovia, para os quais as entropias são estruturais e implicam o aumento da frota de barcos e comboios, para além do reforço dos trabalhadores. A solução também terá que passar pelo esforço de ajustamento da oferta da rede a nível intermunicipal e na reorganização dos serviços de cada um dos operadores.

Por esta razão, o Partido Ecologista Os Verdes considera urgente a necessidade do Governo promover a melhoria substancial da qualidade, do conforto, da diminuição dos tempos de viagem e da capacidade de oferta, fomentando a importância das empresas públicas de transportes nas deslocações pendulares. Também o Programa Nacional de Investimentos 2030 deverá prever a inclusão de investimento público que vá ao encontro dos interesses do País e das necessidades das populações, contemplando as intervenções necessárias que permitam garantir a acessibilidade plena aos transportes colectivos por parte de cidadãos com mobilidade condicionada ou reduzida.

Sem comentários: