02/04/2008

Petição em defesa da linha do Tua

Mais um crime ambiental de grande envergadura está em perspectiva em Portugal: a construção da barragem hidro-eléctrica na Foz do Tua.
Desde a primeira hora, “Os Verdes”, têm tentado travar este projecto criminoso, que caso se venha a concretizar, terá impactos muito negativos do ponto de vista ambiental, patrimonial, económico e social.
A construção da barragem do Tua viria não só submergir uma das belas linhas de caminhos-de-ferro existente em Portugal, com mais de 120 anos, como iria destruir definitivamente um vale lindíssimo com potencialidades únicas para o desenvolvimento turístico da região transmontana.
Para além disso, a barragem fica localizada na área classificada como património da humanidade pela UNESCO, no quadro da classificação da paisagem do Alto Douro Vinhateiro. Por outro lado, os impactos económicos e sociais, que têm sido menos abordados na comunicação social, não deixam de ser gravíssimos e esta barragem iria deixar centenas de pessoas, pequenos produtores de Vinho do Porto e de azeite, sem o seu ganha pão.
Estas são algumas, entre muitas outras razões, que têm levado “Os Verdes” a tudo fazer para impedir este crime. Por isso, apela-se a que subscrevam a petição electrónica lançada pelo Movimento de Defesa da Linha do Tua, disponível no URL
www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html
Trata-se de um pequeno gesto fundamental para defender uma causa justa impedindo um crime irreversível para o ambiente e as populações. Para além disso, estas assinaturas permitirão que este assunto volte novamente a debate no plenário da Assembleia da República por via da vontade popular.

A direcção de “Os Verdes

Sem comentários: