29/06/2012

“Os Verdes” questionam a autarquia por causa do Pavimento do Jardim França Borges



O Grupo Municipal do PEV, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou um requerimento em que questiona a autarquia sobre o Pavimento do Jardim França Borges.

O Jardim França Borges, no Príncipe Real, foi alvo de uma requalificação por parte da Câmara Municipal de Lisboa, iniciada em finais de 2009, tendo sido colocado um pavimento arenoso – ARIPAQ -, que liberta um pó fino que se espalha rapidamente, o que representa um perigo para as vias respiratórias da população e que cobre a vegetação, impedindo-a de fazer convenientemente a fotossíntese.

A autarquia, anteriormente questionada pelo Partido Ecologista “Os Verdes” sobre os impactos deste pavimento para a saúde pública, respondeu que tinha solicitado um conjunto de análises ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Uma vez que as queixas por parte dos utilizadores se mantêm, “Os Verdes”pretendem saber qual o resultado das análises ao pavimento do Jardim França Borges efectuadas pelo LNEC e quais as medidas correctivas já tomadas pela Câmara Municipal de Lisboa, com base no relatório do LNEC, de forma a evitar os impactos do pó proveniente do pavimento do jardim.


REQUERIMENTO

O Jardim França Borges, no Príncipe Real, é um jardim histórico do Século XVI que foi alvo de uma requalificação por parte da Câmara Municipal de Lisboa, iniciada em finais de 2009.

No âmbito dessa requalificação, foi colocado um pavimento arenoso – ARIPAQ -, que liberta um pó fino que se espalha rapidamente, o que representa um perigo para as vias respiratórias da população e que cobre a vegetação, impedindo-a de fazer convenientemente a fotossíntese.

Este pavimento tem originado várias críticas por parte dos utilizadores do Jardim França Borges, pois é possível ver o pó que este piso produz constantemente espalhado nas viaturas, nos bancos e nas plantas, não tendo sido suficientes as lavagens ao pavimento efectuadas pelos serviços municipais, as quais representam um gasto excessivo de água.

Na altura desta intervenção, “Os Verdes” questionaram a autarquia sobre os impactos deste pavimento ao que o executivo municipal respondeu que tinha solicitado um conjunto de análises ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:

1. Qual o resultado das análises ao pavimento do Jardim França Borges efectuadas pelo LNEC?

2. Com base no relatório do LNEC que medidas correctivas já tomou a Câmara Municipal de Lisboa de forma a evitar os impactos do pó proveniente do pavimento do jardim?

Requeiro igualmente que me seja facultado:
- O relatório das análises efectuadas pelo LNEC ao pavimento do Jardim França Borges.
  

O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes” em Lisboa.

Lisboa, 29 de Junho de 2012

Sem comentários: