07/01/2013

“Os Verdes” querem esclarecimentos da Câmara Municipal de Lisboa sobre o estacionamento caótico nos largos existentes na zona envolvente do Castelo



O Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes”, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou na Assembleia Municipal de Lisboa, um requerimento em que questiona a autarquia sobre o estacionamento caótico nos largos existentes na zona envolvente do Castelo.

Importa frisar que a maioria dos largos e praças públicas existentes na zona envolvente ao Castelo estão, na sua grande maioria, ocupados por automóveis, servindo de parques de estacionamento, mesmo tendo sido construídos dois parques de estacionamento na zona envolvente ao Castelo, designadamente os Parques de Estacionamento do Chão do Loureiro e das Portas do Sol.

Assim, através deste requerimento, “Os Verdes” pretendem saber o número total de lugares de estacionamento existentes nos vários largos e praças públicas existentes na zona envolvente ao Castelo; a capacidade total de estacionamento nos parques de estacionamento do Chão do Loureiro e das Portas do Sol, bem como o número de lugares de estacionamento destinados a residentes nestes dois parques de estacionamento; se a autarquia pondera efectuar obras de requalificação nos Largos envolventes à Zona do Castelo e se está prevista a construção de mais algum parque de estacionamento naquela área da cidade de Lisboa.

REQUERIMENTO

O desenvolvimento e crescimento da cidade de Lisboa tiveram início no Castelo e na sua zona envolvente. Com a sua malha urbana característica, onde proliferam ruelas, travessas, becos, pátios, largos e praças com habitação unifamiliar ou plurifamiliar, constitui, em si mesmo, um local de forte atracção turística. Ergue-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo.

No entanto, verificamos que a maioria dos largos e praças públicas existentes na zona envolvente ao Castelo estão, na sua grande maioria, ocupados por automóveis, servindo de parques de estacionamento, mesmo tendo sido construídos dois parques de estacionamento na zona envolvente ao Castelo, designadamente os Parques de Estacionamento do Chão do Loureiro e das Portas do Sol.

Considerando que os largos e as praças desempenham uma função histórica, cultural e simbólica, enquanto objectos referenciais e cénicos da paisagem urbana, geralmente relacionados com a importância histórico-cultural, além de exercerem um importante papel na identidade de um bairro ou quarteirão;

Considerando que estes espaços desempenham também uma importante função social e económica, enquanto locais acolhedores para o passeio, espaço de ponto de encontro, de diálogo, de convívio e de sociabilização, além de disporem, muitas vezes, de outros atractivos destinados ao lazer e recreio da população, como quiosques, esplanadas, bancos para descanso, fontes ou bebedouros, papeleiras, entre outros;

Considerando que têm também importância ambiental e estética, enquanto locais abertos com árvores proporcionam o sombreamento das ruas, que permitem a apreciação da paisagem, contribuem para melhorar a ventilação urbana e promover a insolação das áreas envolventes.

Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:

1. Qual o número total de lugares de estacionamento existentes:
a) no Largo Adelino Amaro da Costa
b) no Largo dos Lóios
c) no Largo do Limoeiro/Rua de Santiago
d) no Largo do Contador Mor
e) no Largo de Santa Cruz do Castelo
f) no Largo de Menino Deus
g) no Largo Rodrigues de Freitas
h) no Largo da Paróquia de São Vicente de Fora
i) no Parque de Estacionamento do Chão do Loureiro
j) no Parque de Estacionamento do Chão do Loureiro destinados a residentes
k) no Parque de Estacionamento das Portas do Sol
l) no Parque de Estacionamento das Portas do Sol destinados a residentes

2. Pondera a autarquia efectuar obras de requalificação nos Largos envolventes à Zona do Castelo, tal como efectuou no Largo do Intendente? Em caso negativo, qual a razão?

3. Está prevista a construção de mais algum parque de estacionamento na zona envolvente ao Castelo?

Requeiro igualmente que me seja facultado:
- o Plano de Estacionamento, Circulação e Mobilidade para a zona envolvente ao Castelo, no caso de existir.

O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes” em Lisboa.
Lisboa, 07 de Janeiro de 2013

Sem comentários: