15/01/2013

“Os Verdes” querem esclarecimentos da Câmara Municipal de Lisboa sobre a Hemeroteca Municipal de Lisboa


O Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes”, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou na Assembleia Municipal de Lisboa, um requerimento em que questiona a autarquia sobre a Hemeroteca Municipal de Lisboa. 
   
Importa frisar que o prédio onde está instalada a Hemeroteca Municipal de Lisboa passou, recentemente, a ser património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na sequência de um acordo de permuta assinado entre aquela entidade e a Câmara Municipal de Lisboa.  
   
Assim, através deste requerimento, “Os Verdes” pretendem saber qual o motivo que levou à celebração daquele protocolo entre o Município de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; onde será a futura localização da Hemeroteca Municipal de Lisboa e para quando prevê o executivo a sua abertura ao público. 
   
REQUERIMENTO

O prédio onde está instalada a Hemeroteca Municipal de Lisboa passou, recentemente, a ser património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na sequência de um acordo de permuta assinado entre aquela entidade e a Câmara Municipal de Lisboa.

Considerando que a criação da Hemeroteca Municipal de Lisboa ocorreu em Outubro de 1973, localizando-se desde o seu início nas instalações do Palácio Marquês de Tomar, e que terá que mudar para novas instalações condignas;

Considerando que o acervo documental desta biblioteca generalista é invejável, quer pela sua antiguidade, quer pela sua extensão, quer ainda pelo seu valor literário e histórico, sendo constituído por mais de 300 mil volumes, entre revistas, jornais e outras publicações periódicas, que importa continuar acessível à generalidade da população;

Considerando que a Hemeroteca Municipal de Lisboa é visitada anualmente por milhares de leitores, principalmente por estudantes de Ciências Sociais e Humanas e Investigadores nacionais e estrangeiros, para fazer as suas pesquisas e consultar as mais variadas publicações;

Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:

1 – Qual o motivo que levou a celebração daquele protocolo entre o Município de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa?

2 – Aonde será a futura localização da Hemeroteca Municipal de Lisboa?

3 – Para quando prevê o executivo a abertura da Hemeroteca Municipal de Lisboa?

Requeiro igualmente que me seja facultado:                                                                                                            
- Uma cópia do protocolo de permuta de imóveis que foi celebrado entre o Município de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes” em Lisboa.
Lisboa, 15 de Janeiro de 2013

Sem comentários: