17/12/2013

Na Assembleia Municipal de Lisboa: «Os Verdes» votam contra o Orçamento para 2014


O Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes» votou contra as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento para 2014 da Câmara Municipal de Lisboa discutidos ontem na Assembleia Municipal de Lisboa. 

Após análise dos documentos, «Os Verdes» consideram que as receitas que o Executivo diz esperar são irrealistas, nomeadamente a previsão de quase 131 milhões de euros, provenientes da alienação de património da Câmara, face ao expectável abrandamento da actividade económica da cidade e à conjuntura socioeconómica desfavorável.

Por outro lado, nos dois últimos anos a CML perdeu mais de mil postos de trabalho, sendo que há vários lugares vagos em determinadas áreas fundamentais, desde cantoneiros de limpeza (255), tratadores de animais (11), bombeiros (262) e assistentes operacionais na área da educação (101).

Ao todo, são 982 as vagas no município, segundo o quadro de pessoal apresentado, sendo este o resultado da reorganização e reestruturação dos serviços municipais, que vieram facilitar o esvaziamento dos serviços da CML, optando por recorrer a empresas externas ao município, em vez de se investir nos recursos municipais.

Partido Ecologista «Os Verdes» considera que deveria haver mais execução e mais investimento centrado na fixação de população e empresas, na melhoria da rede de transportes públicos, na reabilitação do património edificado, no combate à pobreza e exclusão social, na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

«Os Verdes» consideram que este Orçamento está longe de ser o Orçamento que a cidade e os lisboetas precisavam, e que não vai contribuir em nada para a melhoria da sua qualidade de vida, antes pelo contrário, razão pela qual votaram contra.

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de «Os Verdes».
Lisboa, 16 de Dezembro de 2013

Sem comentários: