19/12/2013

«Os Verdes» querem esclarecimentos da CML sobre o Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa – PISAL


Os Deputados Municipais do Partido Ecologista «Os Verdes» entregaram na Assembleia Municipal de Lisboa um requerimento em que questionam a autarquia sobre o Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa - PISAL. 
  
Desde a década de 80, a cidade de Lisboa perdeu cerca de 25% dos azulejos da cidade, situação que levou a Câmara Municipal a criar o PISAL - Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa, com o objectivo de defender o importante património azulejar que se encontra em risco.

Este programa previa a criação de um banco municipal de azulejos, a edição de um guia e uma carta de risco, através de uma acção concertada entre o município e outras entidades, devendo motivar-se também a sociedade em geral para esta causa.

Apesar da criação deste programa, continuam a verificar-se situações de degradação do património azulejar na cidade de Lisboa, como é o caso do friso de azulejos do Edifício Ventura Terra, na Rua Alexandre Herculano.

Assim, através deste requerimento, «Os Verdes» pretendem saber qual a acção desenvolvida até ao momento pelo grupo de trabalho do PISAL, o que está ainda previsto fazer a nível da salvaguarda do património azulejar e quais as conclusões e os resultados obtidos pela autarquia no âmbito do PISAL.

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de «Os Verdes».
Lisboa, 19 de Dezembro de 2013

Sem comentários: