13/01/2015

Intervenção sobre a Petição 8/2014 – Vila Macieira


Assembleia Municipal de Lisboa a 13 de Janeiro de 2015

Em primeiro lugar, o Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes» saúda a petição nº 8/2014, intitulada “Uma solução para a Vila Macieira por questões de segurança e de saúde pública” e os seus peticionários.

A Vila Macieira, erguida em 1907 na Calçada dos Barbadinhos, numa zona operária da freguesia de São Vicente, encontra-se degradada, destruída e apresenta vários problemas de segurança e de saúde pública devido às ocupações de que tem sido alvo nos últimos anos, apesar de não haver as mínimas condições de higiene e de habitabilidade.

Esta vila era propriedade da EPUL, empresa entretanto extinta, passando agora para a autarquia e há cerca de dez anos foi desocupada, os inquilinos da altura foram realojados e a vila foi emparedada mas, entretanto o emparedamento foi destruído, tendo começado a surgir estes problemas uma vez que não se avançou com nenhuma solução até ao dia de hoje.

Foram precisamente estas preocupações que motivaram a petição que agora apreciamos e que foi promovida por um grupo de moradores e trabalhadores na freguesia.

Desta forma, a petição pretende que estes problemas sejam solucionados e é ainda solicitado que os actuais habitantes da Vila Macieira sejam realojados e que haja um encaminhamento de todas as situações.

Seria também desejável que a Vila fosse reabilitada ou, já não sendo possível, que seja demolida e que aquele espaço possa ser usado para um projecto que constitua uma mais-valia para a freguesia e para os munícipes.

Pela parte de «Os Verdes», compreendemos e partilhamos as preocupações manifestadas na petição, e consideramos que uma solução para a Vila Macieira, para os seus actuais habitantes e para os residentes e trabalhadores daquela zona, é urgente e até peca por tardia, pois a situação que acabámos de relatar prolonga-se há vários anos.

De facto, não se entende por que razão se prolongou esta situação de abandono e destruição da Vila, promovendo problemas bastante sérios e complicados que, com o passar dos anos, se vão tornando cada vez mais difíceis de resolver.

Defendemos assim, uma solução para esta vila que respeite a harmonia com a zona envolvente, que resolva este problema e que venha melhorar esta zona.

Consideramos, portanto, que a autarquia deverá dar uma breve e eficaz resposta a este problema e que a Assembleia Municipal de Lisboa deverá acompanhar esta matéria até à sua completa resolução.

Cláudia Madeira
Grupo Municipal de “Os Verdes

Sem comentários: