12/03/2016

PEV questiona Governo sobre falta de condições da estação ferroviária de Roma/Areeiro em Lisboa



O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através doMinistério do Ambiente, sobre a falta de condições da estação ferroviária de Roma/Areeiro, em Lisboa, infestada de ratos e com as instalações sanitárias encerradas, o que representa um perigo para a saúde pública e causa enormes transtornos aos trabalhadores e passageiros.

Pergunta:

Nos últimos tempos têm chegado ao Grupo Parlamentar dos Verdes diversos relatos que nos dão conta da presença de ratos na estação ferroviária de Roma/Areeiro. Para além disso, esta estação tem as instalações sanitárias encerradas desde o final do ano passado.

Estas situações têm vindo a suscitar muitas queixas por parte dos passageiros e dos funcionários das lojas, devido exatamente à falta de condições que esta estação apresenta. A Infraestruturas de Portugal, entidade que gere o local, encerrou as instalações sanitárias há dois meses, tendo anunciado que seriam reabertas agora, o que ainda não se verificou.

Relativamente à situação da propagação de ratos, a última desinfestação realizada ocorreu a 14 de Janeiro deste ano. Ora, esta situação representa um perigo para a saúde pública e grandes transtornos para os trabalhadores, pois não têm uma casa de banho que possam utilizar, tendo que pedir para usar a dos seguranças ou tendo que recorrer a estabelecimentos comerciais no exterior da estação, o que é completamente inaceitável e carece ser urgentemente resolvido.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério do Ambiente possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- Tem o Governo conhecimento desta grave situação na estação ferroviária de Roma/Areeiro, que afeta os passageiros e os trabalhadores?
2- Qual a razão para o encerramento das instalações sanitárias desta estação?
3- Quando serão reabertas as referidas instalações sanitárias?
4- Que medidas estão a ser tomadas relativamente à propagação de ratos na estação Roma/Areeiro?

O Grupo Parlamentar Os Verdes 
O Gabinete de Imprensa de Os Verdes
T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt
12 de março de 2016

Sem comentários: