15/02/2017

Debate sobre o Parque Florestal de Monsanto na Assembleia Municipal de Lisboa

No dia 14 de fevereiro realizou-se na Assembleia Municipal de Lisboa, por proposta de Os Verdes, um debate sobre o Parque Florestal de Monsanto. Veja abaixo as intervenções dos deputados municipais de Os Verdes, Cláudia Madeira e Sobreda Antunes, neste debate:

Intervenção de Sobreda Antunes - Apresentação do Relatório do Debate Temático sobre o Parque Florestal de Monsanto

 “(…) a preocupação dos GMs para que a gestão do espaço florestal, ainda que permitindo a fruição de Monsanto pelos cidadãos, tal como apontam os Planos de Gestão Florestal e o Plano de Acção Local para a Biodiversidade, não tenha implicações na redução da mancha verde ou da biodiversidade ou que não sejam autorizadas políticas de delapidação do PFM, como as que, no passado, viabilizaram construções intrusivas para o seu equilíbrio. As conclusões subjacentes a este debate apontam, inequivocamente, para a total reversão de qualquer projecto que intente alienações ou concessões a privados no PFM.”

Leia aqui o texto completo desta intervenção do PEV.

Intervenção de Cláudia Madeira na abertura do Debate Temático sobre o Parque Florestal de Monsanto

“Há outros interesses, como os de concessionários que querem explorar aquele espaço e que, pela sua presença, podem não preservar um património que deve ser destinado ao usufruto de todos. E não pode ser a autarquia a facilitar e a promover esta destruição, sacrificando Monsanto. (…) Os Verdes obviamente concordam com todas as recomendações que vão no sentido de preservar Monsanto, tornando-o um espaço mais seguro, mais acessível e mais sustentável. Aliás, as nossas propostas ao longo dos anos têm ido nesse sentido e esperamos que agora sejam finalmente concretizadas.”

Leia aqui o texto completo desta intervenção do PEV.

Intervenção de Cláudia Madeira - Encerramento do Debate Temático sobre o Parque Florestal de Monsanto

 “Para Os Verdes o debate sobre o Parque Florestal de Monsanto foi mais uma etapa na nossa intervenção em defesa de Monsanto, que não se esgota aqui porque continuaremos a defender intransigentemente este Parque. (…) Têm-se somado ao longo dos anos os atentados a este Parque. Podemos dar o exemplo do Campo de Tiro a Chumbo, a sub-estação da REN, a tentativa de concessão a privados de viveiros e de um conjunto de outros espaços. Até a Feira Popular e um hipódromo foram equacionados ir para Monsanto!”

Leia aqui o texto completo desta intervenção do PEV.

Também no mesmo dia, 14 de fevereiro, foi discutida a Petição pelo futuro do Lusitano Clube, na qual Sobreda Antunes fez, também, uma intervenção:


 “(…) a nova direcção do Clube deseja ver a colectividade preservada como âncora de autenticidade, que promova a cultura para todos, mas também como elo de ligação entre moradores, turistas e entidades públicas, lutando contra a descaracterização da Baixa e de Alfama em particular. Sustentando que não pretendem um tratamento diferenciado, solicitaram ao Município que fosse encontrada uma solução para a continuidade do Lusitano, que poderia incluir um outro espaço nas proximidades para instalar a sua sede, que lhes permitisse continuarem a desenvolver as suas actividades culturais, como concertos, danças, exposições ou feiras, em prol da comunidade. Neste contexto, torna-se imprescindível haver, não apenas apoios efectivos ao associativismo popular, como evitar situações como as descritas, que contribuem para a perda das características distintivas do centro da capital, com o desaparecimento de colectividades, perda de população residente, encerramento de lojas de comércio tradicional, na proporção inversa da proliferação de unidades de hotelaria e do alojamento local.” Leia aqui o texto completo desta intervenção do PEV.

Sem comentários: