15/02/2017

Os Verdes realizaram roteiro pelos solos contaminados em Lisboa

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes realizou hoje um roteiro simbólico pela cidade de Lisboa, assinalando alguns locais onde funcionaram actividades poluentes, como forma de alertar para os riscos que representam os solos contaminados.

Pelos vários locais visitados, nomeadamente Alcântara, Campo das Cebolas, Santa Apolónia e Parque das Nações, os deputados municipais alertaram os cidadãos para a situação preocupante que os solos contaminados podem representar em termos de riscos para a saúde das populações e para o ambiente. Verificaram também que os próprios cidadãos têm consciência da existência de solos contaminados e demonstraram igualmente bastante preocupação quanto aos diversos riscos que estes representam.



Os Verdes puderam constatar também que a obra para a construção do parque de estacionamento do Hospital CUF Descobertas se encontra numa fase bastante avançada, sendo incompreensível que apenas no final de Março será apresentado o relatório final da caracterização do ar, a cargo do responsável da obra.


O Grupo Municipal do PEV vai continuar a acompanhar estas e outras situações, pois entendemos que a listagem das obras que estão a decorrer na cidade com risco de conterem solos contaminados devido a actividades poluentes deve ser tornada pública, bem como os cadernos de encargos dos concursos lançados e a lançar para as obras municipais em solos susceptíveis de se encontrarem contaminados para garantir que todos os riscos inerentes à contaminação de solos na cidade serão evitados.

Consulte neste link o documento de distribuição desta acção do PEV

Sem comentários: