02/10/2009

Comissão Executiva de “Os Verdes” analisa resultados eleitorais

A Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” procedeu à análise dos resultados das eleições legislativas das quais se destacam as seguintes conclusões:
A CDU subiu em número de votos, percentagem e em número de deputados contribuindo desta forma, e com a campanha eleitoral que levou a cabo, para que o PS tenha perdido a maioria absoluta.
Desta eleição resultará a constituição do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” formada pelos deputados ecologistas eleitos nas listas da CDU, Heloísa Apolónia (por Setúbal) e José Luís Ferreira (por Lisboa).
Este novo quadro parlamentar vai obrigar o PS a definir a sua política: se vai continuar a governar à direita, como fez até agora, ou se, como quis fazer passar junto dos eleitores (após a derrota nas Europeias), irá inflectir por novas políticas viradas à esquerda, o que, face à actual composição parlamentar, não poderá deixar de ter em conta a CDU no debate e negociação parlamentar.
Este facto traduz a importância que os grupos parlamentares que resultarão da CDU, o de “Os Verdes” e do PCP, assumem na definição das opções políticas a tomar nesta próxima legislatura.
O PEV assumirá uma postura de grande responsabilidade no Parlamento, com o compromisso de que o mandato dos seus deputados será feito com grande conhecimento da realidade do país e com a tradução em iniciativas que caracterizaram o nosso manifesto eleitoral.
A Comissão Executiva manifesta ainda uma grande preocupação em relação ao aumento dos níveis de abstenção nestas eleições legislativas, facto para o qual não é alheio o descrédito junto dos eleitores provocado por uma alternância entre PS e PSD, com permanentes incumprimentos de promessas eleitorais, que se tem revelado altamente lesiva para o bem-estar das populações e do desenvolvimento do país.
A Comissão Executiva saúda finalmente o intenso trabalho e a profunda entrega de todos os militantes, activistas e simpatizantes de “Os Verdes”, do PCP, da Intervenção Democrática e dos muitos Independentes que assumiram a missão de levar a mensagem e os compromissos eleitorais de “Os Verdes” e da Coligação à população portuguesa.

Sem comentários: