26/04/2012

Recusa da Moção sobre as esquadras em Lisboa na Assembleia Municipal de Lisboa reflecte total irresponsabilidade de PS, PSD e CDS na gestão da rede de esquadras da cidade e nas condições de trabalho dos agentes da PSP.



O Partido Ecologista “Os Verdes” lamenta a rejeição da Moção “Pela dignificação das condições de trabalho dos agentes da PSP e contra o encerramento de esquadras em Lisboa”, com os votos contra do PSD e CDS e a abstenção do PS, através da qual o PEV propunha que a autarquia demonstrasse total repúdio relativamente ao encerramento de esquadras na cidade de Lisboa; assumisse uma posição mais reivindicativa junto do Governo, no sentido de dotar de mais agentes policiais e de todos os meios indispensáveis para o efectivo exercício de uma função policial de proximidade nas esquadras existentes na cidade, face ao aumento da criminalidade.
Para “Os Verdes”, as Esquadras de Bairro têm de ser encarados como uma estratégia fundamental de segurança pública de proximidade na cidade, e é urgente uma efectiva política de gestão, requalificação e preservação da rede de esquadras.
O PEV lamenta esta rejeição e consideram que esta votação representa uma clara irresponsabilidade por parte do PS, PSD e CDS no planeamento e gestão da rede de esquadras da cidade e no desinvestimento nesta área, pondo em causa o efectivo exercício de uma função policial de proximidade.
Por outro lado, o Grupo Municipal de “Os Verdes” congratula-se pela aprovação das restantes propostas apresentadas:
- a Saudação ao “38º Aniversário do 25 de Abril”, que pretendia homenagear todos os portugueses que construíram o 25 de Abril; saudar o 38º Aniversário do25 de Abril e exortar a população a participar nas comemorações desta marcante data para a Liberdade e a Democracia em Portugal.
- a Saudação ao “1º de Maio – Dia do Trabalhador”, em que o PEV propunha que a AML saudasse todos os trabalhadores que, através do seu esforço, defendem melhores condições de trabalho e que exigem ter uma vida digna e com direitos.
- a Moção “Contra o Encerramento da Maternidade Dr. Alfredo da Costa”, através da qual o Grupo Municipal de “Os Verdes” pretendia que a Câmara Municipal de Lisboa manifestasse a sua posição contra o encerramento da Maternidade Dr. Alfredo da Costa e diligencie junto do Governo no sentido de garantir que a MAC não será encerrada, tendo em conta os graves prejuízos que dai poderiam advir.

A MAC tem prestado, incontestavelmente, um excelente serviço; no entanto, e desprezando todo o extenso serviço de excelência prestado, o Governo anunciou a decisão de encerrar a Maternidade Dr. Alfredo da Costa, o que representará sérios prejuízos no acesso a cuidados de saúde e colocará em risco centenas de postos de trabalho.

Para “Os Verdes”, esta decisão, não fundamentada do ponto de vista técnico, e para a qual o Governo não foi ainda capaz de apresentar um argumento válido, apenas serve os interesses de grupos privados, é um grande golpe imobiliário, enquadra-se claramente na linha de destruição do Serviço Nacional de Saúde, coloca em causa o acesso a cuidados de saúde e mostra total desprezo e desrespeito pelos trabalhadores e pela população.


O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes” em Lisboa.
Lisboa, 26 de Abril de 2012

Sem comentários: