01/12/2015

“Os Verdes” questionam a CML sobre surto de esgana na Casa dos Animais de Lisboa


O Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes» recebeu denúncias de vários munícipes sobre um eventual surto de esgana na Casa dos Animais de Lisboa nas últimas semanas. 
   
No seguimento destas denúncias o Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes», através do requerimento entregue, pretende saber se CML confirma a existência de um surto de esgana na Casa dos Animais; quais as medidas que a autarquia tomou relativamente a esta situação e se a autarquia pondera vir a incluir outras vacinas no plano de vacinação, além da antirrábica que é a única a ser actualmente administrada, para os animais que estão sob a tutela da Casa dos Animais.

REQUERIMENTO

O Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes» recebeu denúncias sobre um surto de esgana que tem estado a afectar a CAL - Casa dos Animais de Lisboa nas últimas semanas, supostamente tendo origem num cão capturado que estaria infectado com esta doença.

Aparentemente, como consequência deste surto terão já falecido cinco cães, número que poderá vir a aumentar nos próximos dias.

A esgana é uma doença infecciosa que afecta os pulmões, tracto intestinal e o sistema nervoso dos cães, sendo a doença infecciosa em cães que apresenta a segunda maior taxa de mortalidade. Transmite-se através do CDV - Canine Distemper Vírus – que é altamente contagioso.

Sabendo-se que a única forma eficaz de prevenir a esgana é através da vacinação, que deverá ser feita a partir das seis semanas, sendo os cães jovens não vacinados com três a seis meses de idade os mais susceptíveis de contrair esta doença, embora possa afectar animais de qualquer idade e raça.

Assim, ao abrigo da al. j) do artº. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1 – Confirma a Câmara Municipal de Lisboa a existência de um surto de esgana na Casa dos Animais de Lisboa?

2 – Que medidas tomou entretanto a autarquia relativamente a esta situação?

3 – Pondera a CML vir a incluir outras vacinas no plano de vacinação, além da antirrábica que é a única a ser actualmente administrada, para os animais que estão sob a tutela da Casa dos Animais?

Lisboa, 01 de Dezembro de 2015 
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de Os Verdes

Sem comentários: