28/01/2020

28 de janeiro - intervenções de Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa

O eleitos de Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa - Cláudia Madeira e Sobreda Antunes - intervieram na reunião de dia 28, no âmbito de um conjunto de assuntos:


Cláudia Madeira - Visão Estratégica para a Mobilidade de Lisboa até 2030


“[Para Os Verdes] parecia-nos lógico que se tivesse feito uma avaliação do PAMUS - Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável do Município de Lisboa 2014/2020 para determinar os passos seguintes, mas isso parece ter sido totalmente ignorado. (…) A CML pode e deve ir mais longe, nomeadamente através da estreita articulação e coordenação entre os diversos municípios da Área Metropolitana, para que as soluções tenham também um âmbito metropolitano. (…) [Para o PEV é importante] fazer com que efectivamente as pessoas não se vejam obrigadas a trazer o carro para a cidade. Quando chegarmos a essa etapa, estaremos no bom caminho, tanto do ponto de vista ambiental como social.” - Leia aqui o texto completo desta intervenção do PEV.



Sobreda Antunes - Declaração Fundamentada de Carência Habitacional


“[Para Os Verdes] há que pôr fim à espiral especulativa dos valores das rendas, criar programas de construção ou reabilitação de fogos do parque habitacional público, destinados aos regimes de renda apoiada ou de renda condicionada, adequar os valores das rendas aos rendimentos líquidos do agregado familiar. (…) Em suma, há que defender políticas públicas no domínio da habitação, pois uma oferta habitacional a preços acessíveis por parte da Administração acabará por influenciar a contenção da especulação que hoje domina o mercado imobiliário.” - Leia aqui o texto completo desta intervenção do PEV.

  

Sobreda Antunes - Construção do parque de estacionamento na Praça José Fontana


“[Para a construção de um parque de estacionamento] pretende-se que, para além do topo da Av. Duque de Loulé, passe a ser incluída parte nascente do subsolo do Jardim Henrique Lopes de Mendonça, na Praça José Fontana, mesmo em frente à Escola Secundária de Camões, através de uma nova cedência do Município. (…) [Os Verdes reforçam] ser também indispensável a antecipada apresentação de um estudo de acessibilidades e fluxos de circulação local, para a envolvente da Praça José Fontana, bem como de avaliação ambiental contendo medidas de protecção das espécies arbóreas do Jardim, como requerido pela DGPC.” - Leia aqui o texto completo desta intervenção do PEV.



Sobreda Antunes - Relatório do debate temático Carta de Lisboa


“A Carta enuncia um conjunto de direitos e responsabilidades fundamentais, mas que já se encontram consagradas a nível nacional por força da Constituição da República Portuguesa. (…) “Os Verdes” desde sempre sustentaram que compete à Administração Central e Local o reforço de políticas activas e de meios financeiros que valorizem o papel dos cidadãos na sociedade, que promovam a igualdade de direitos, no sentido de eliminar as discriminações que ainda hoje persistem.” - Leia aqui o texto completo desta intervenção do PEV.


Sem comentários: