19/03/2019

Os Verdes exigem esclarecimentos sobre as árvores abatidas no logradouro da Rua das Beatas, na Graça

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal, um requerimento em que questiona a CML sobre as árvores abatidas no logradouro da Rua das Beatas, na Graça.

REQUERIMENTO:

No passado dia 20 de Fevereiro, o Grupo Municipal do PEV recebeu uma denúncia de moradores referente à destruição por maquinaria pesada de quase 5 ha de árvores e mato, de um imenso logradouro muito antigo e com frondosas árvores, situado na Rua das Beatas, 16-32, compreendido entre 4 ruas e 4 eixos de prédios, que constituía um elemento vital para o equilíbrio ambiental desta zona da cidade de Lisboa, conforme se pode observar na imagem que se anexa.

Considerando que se trata de um logradouro verde permeável nas traseiras da Capela Senhora da Glória que importava preservar como espaço de área verde natural inserida num espaço urbano consolidado, conforme está previsto no PDM.


No entendimento do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes esta situação é inadmissível, devendo ser apuradas responsabilidades, não podendo a autarquia permitir que situações destas aconteçam e se voltem a repetir.

Assim, ao abrigo da al. g) do artº. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1. Reconhece a CML a importância ambiental e patrimonial destes quase 5 ha de árvores e mato, na Graça?

2. A autarquia teve conhecimento prévio da destruição daquelas árvores no logradouro mencionado?

2.1. Em caso afirmativo, quais as razões invocadas? Foram efectuados estudos fitossanitários e por que entidade?

2.2. Em caso negativo, quais as medidas que a autarquia pondera tomar para o apuramento das responsabilidades em relação ao abate das árvores neste logradouro?

Sem comentários: